Ligações de spam é um dos problemas mais recorrentes no Brasil, ficando no topo das reclamações de quem tem uma linha telefônica. Não é para menos. Pela quarta vez consecutiva, nosso país ficou em 1ª lugar no ranking dos que mais recebem esse tipo de chamada.
O ranking foi criado pela empresa de serviço de identificação de chamada Truecaller, que todo ano divulga um relatório mostrando a média de ligações de spam de cada país e mostra os mais afetados. Desde 2018, o Brasil vem surgindo em primeiro lugar nessa lista.
Leia também:
Como se cadastrar no “Não Me Perturbe” para não receber ligações de telemarketing
Cresce número de golpes digitais usando COVID-19, alerta Kaspersky
Chamadas de spam aumentaram em 2021
As chamadas de spam são consideradas quaisquer chamadas indesejadas e massivas, que sempre oferecem algo que o usuário da linha não solicitou como, por exemplo, cartão de crédito, conta em bancos, participação em sorteios, entre milhares de outras coisas. Muitas vezes, inclusive, elas não passam de golpes, o que torna tudo ainda mais preocupante.
De acordo com a Truecaller, eles conseguiram identificar cerca de 300 milhões de telefones bloqueados em todo o mundo. Além disso, também identificaram 37,8 bilhões de chamadas que foram identificadas como ligações spam. Esses números são ainda maiores do que os revelados em 2020, o que mostra que a técnica aumentou esse ano.
Os dados foram coletados no período de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2021.
Brasil lidera ranking de ligações spam
O serviço de identificação de chamadas revelou um ranking com os 20 países mais afetados por essa técnica e o Brasil está, disparado, em primeiro lugar. Isso significa que ele foi o país mais afetado e que recebeu mais ligações spam durante o ano de 2021. A média foi de 32,9 chamadas mensais dessa categoria por pessoa.
E o mais impressionante é que esse número é quase o dobro do segundo colocado, o Peru, que contou com uma média de 18 chamadas spam por pessoa a cada mês.
O relatório também mostra um ranking para os envios de spam por SMS, e nesse caso o Brasil está em oitavo lugar com uma média de 8 mensagens com conteúdo de spam por pessoa a cada mês. Nessa categoria quem lidera são países como Camarões, Somália e Tanzânia.
Entre as categorias de spam mais vistas no Brasil estão a de oferecimento de serviços financeiros como empréstimos ou cartões de crédito, vendas de produtos e as tentativas de golpes e fraudes.
Anatel quer um controle maior dessas chamadas
O próprio relatório da Truecaller revela que o fato do Brasil estar em primeiro lugar mais uma vez é uma façanha, mesmo que nada positiva.
“Dizer que o Brasil tem problema com spam é pouco. Quatro anos seguidos como o país mais afetado por spam deveria servir de alerta às autoridades para que sejam adotadas restrições e multas”
De fato, a Anatel está tomando algumas medidas para tentar controlar a situação de alguma forma. A partir do ano que vem, 2022, as empresas de telemarketing terão que utilizar o número 0303 nas ligações para que os usuários saibam que aquela chamada em questão é um spam e escolha atender ou não.
Fonte: Truecaller