Como se cadastrar no “Não Me Perturbe” para não receber ligações de telemarketing

Como se cadastrar no “Não Me Perturbe” para não receber ligações de telemarketing

Em junho do ano passado a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que em 30 dias fosse deesenvolvido pelas operadoras uma lista nacional e única para livrar os consumidores cadastrados de ligações dse telemarketing indesejadas, com o intuito de ofercer ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. E assim foi feito, dia 16 de julho foi lançado o “Não Me Pertube”, site desenvolvido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunmicações (ABR Telecom).

Esse site é mais uma iniciativa que visa combater o telemarketing abusivo, uma prática recorrennte nos serviços de telefonia – responsáveis por 32% das chamadas indesejadas. Só para vopcê ter uma ideia da proporção de chamadas realizadas por operadoras com objetivo de repassar alguma oferta, no ano passado a Anatel divulgou que a Claro lidera nesse quesito, com mais de 28.546 chamadas realizadas desde 2016. Em segundo lugar vem a Vivo com 22.333, depois as Oi, com, 18.073 ligações e a TIM, com 9.220.

A PROTESTE – Associação de Defesa do Consumidor, explica que esse número absurdo de ligações de telemarketing que os consumidores se deparam constantemente são proveninentes de um conceito tecnológico chamado “Power Dialing”.

Os números de telefone são inseridos em um software de discagem auitomática. No entanto, o sistema não possui inteligência de software. Por iso, estabelece a conexão telefônica com um atendimento primário eletrônico, antes de posicionar o contato com um atendente humano.

Em razão da automatização do sistema, não há como marcar um consumidor que já foi contatado. Desta forma, as pessoas que já receberam ligações acabam sendo incomodadas várias vezes, ignorando registros anteriores.

Rapidamente o “Não Pertube” ganhou populariedade, no primeiro dia o serviço computou mais de 620 mil cadastros. Na primeira semana foram mais de 1,5 milhão de números cadastrados.  O sucesso foi tanto que no início desse ano o modo de atuação da plataforma foi ampliado, permitindo também o bloqueio de ligações telefõnicas com ofertas  de empréstimo e cartão de crédito consignadois.  23 instituições financeiras (Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, arigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim), responsáveis por 98% das ofertas de crédito consignado no Brasil, aderiram ao sistema de cadastro.

Tanto o bloqueio para os serviços de telecomunicações tanto para essa nova etapa que também barra ofertas de bancos estão concentrtados no cadastro realizado no mesmo site. E é isso que iremos ensinaer neste tutorial, como você pode realizar o cadastro no “Não Pertube”.

Como se cadastrar no “Não Me Pertube”:

Primeiramente acesse o site oficial da plataforma. Na página há três cículos logo abaixo da descrição do serviço. Como estamos realizando o processo de cadastro na lista a opção escolhida será a do círculo que está no meio: “Soliciar Bloqueio”.

Agora você precisa criar um cadastro na plataforma. Para isso, clique no botão “Quero me Cadastrar”. Este cadastro exige que você preencha as seguintes informações: nome completo, documento (CPF), e-mail e uma senha. Após preencher todos os dados, marcar a caixa confirmando os termos e serviços e realizando o captcha da página, clique em criar login.  Um e-mail será enviado para o endereço usado no cadastro para a confirmação. Acesse sua conta de e-mail e confirme o cadastr0 clicando em “Validar email”.

Pronto, a priumeira etapa do cadastro foi concluída. Agora faça o login na página do “Não Me Pertube”. Automaticamente você será redirecionado para a próxima etapa, em que você terá que digitar o número de telefone em que o bloqueio das ligações irá valer; assim como marcas as as prestadoras de Serviços de Telecomunicações  e Instituições Financeiras que não deseja receber chamadas de telemarketing.

Após completar a seleção, novamente complete o captcha da página e clique em cadastrar telefone. Seu cadastro foi realizado. É bom frisar que o bloqueio não é imediato, as instituições têm um prazo de até 30 dias para deixarem de te incomodar com as ligações.

Também é importante dizer que a lista do “Não Me Pertube” vale para todo o Brasil, e que ela no substitui alguns cadastros oferecidos por Procons nos estados. Portanto, um complemento interessante a essa lista é tamém realizar o bloqueio no Procon do seu estado. Assim como o “Não Me Pertube”, o bloqueio começa a valer em até 30 dias.

Cadastrando-se nessas listas você ficará livre de boa parte das ligações de telemarketing, mas ainda pode ser importunado por outras chamadas inoportunas, como às relacionadas a golpes. Para mitigar esse outro problema recomendamos que você leia ourtra matéria aqui no Hardware.com.br, em, que listamos os 5 melhores aplicativos para bloquear chamadas e SMS indesejados. Esses aplicativos são muito úteis porque trabalham com uma base de dados gigantesca em que os próprios usuários atribuem uma classificação àquela chamada, identificando, por exemplo, quando se tratar de um golpe.

 

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