Canonical lança o Ubuntu 22.10 com Gnome melhorado

Seguindo a tradição, a Canonical lançou uma nova versão da sua distribuição Linux neste mês de outubro. O Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” foi oficialmente lançado e já está disponível para download. Dentre as principais novidades, estão a implementação do ambiente Gnome 43, kernel 5.19 e suporte a imagens WebP.

Leia também
Conheça as 5 melhores distribuições Linux
Kernel Linux 6.0 é lançado com melhorias para GPUs Intel

Gnome 43 está mais esperto e refinado

Uma das principais novidades do Ubuntu 22.10 é a implementação do Gnome 43. Para quem não sabe, o Gnome é o ambiente gráfico utilizado por padrão no Ubuntu. A versão 22.04, lançada em abril, utiliza o Gnome 42. Na prática, não há grandes diferenças entre uma versão e outra. Mas o Gnome 43 conta com algumas funções que facilitam a vida do usuário no dia a dia.

Dentre elas estão as configurações rápidas. Elas são acessadas no canto superior direito da tela. Com apenas um clique do mouse você pode ativar ou desativar alguns recursos, como por exemplo: Wi-Fi, Bluetooth, VPN, Modo Escuro e assim por diante.

Ubuntu 22.10 Configurações rápidas

Outra função interessante presente no Ubuntu 22.10 é a possibilidade de ver todas as janelas abertas ao mesmo tempo. Para isso, você precisa clicar no ícone da ferramenta na Ubuntu Dock – barra vertical que fica localizada à esquerda. Daí o sistema exibe uma visão geral de todas as janelas abertas, ajustando-se automaticamente ao tamanho da tela. Isso facilita saber tudo o que está aberto e reorganizar a área de trabalho.

O gerenciador de arquivos do Gnome, o Files, também recebeu atenção. Agora a ferramenta se ajusta às dimensões da janela. Por exemplo, se você redimensionar a janela do Files para um tamanho menor, o menu lateral de funções é ocultado. É um funcionamento que lembra o de sites responsivos. Ou seja, o design da janela muda dependendo do tamanho.

2vOP3Z7.gif?fit=scale&fm=pjpg&h=454&ixlib=php 3.3

Kernel 5.19 e outros recursos

Mas não para por aí. O Ubuntu 22.10 “Kinect Kudu” conta com outras novidades dignas de nota. Uma delas é a implementação do Kernel 5.19. Dentre outras coisas, esta versão do kernel melhora o suporte às placas de vídeo Intel Arc. Vale lembrar que a versão 6.0 do kernel Linux já foi lançada. Mas talvez ela só seja implementada no Ubuntu 23.04.

Esta nova versão do Ubuntu também trouxe o suporte ao Pipewire. Este é um componente que melhora a reprodução de áudio e vídeo em dispositivos Bluetooth ou em aplicativos de gravação de áudio. Existem outras funcionalidades para o Pipewire também, mas não vou me estender muito nele aqui. Para falar a verdade, o suporte ao Pipewire já existe há algum tempo. O que mudou é que agora ele é padrão no Ubuntu 22.10.

A nova versão da distribuição Linux da Canonical também traz um pacote de produtividade interessante. Por exemplo, já vem instalado por padrão o Firefox 105, o cliente de e-mail Thunderbird 102 e o pacote de produtividade LibreOffice 7.4.

ubuntu 22.10 beta screenshot.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=432&ixlib=php 3.3

E por falar no LibreOffice 7.4, um dos principais destaques desta versão é o suporte a imagens WebP. Este é um formato de imagem que se popularizou rapidamente na internet por ser mais leve. A partir do Ubuntu 22.10 é possível visualizar imagens em WebP no gerenciador de arquivos e também no visualizador de fotos.

Por fim, o Ubuntu 22.10 inclui recursos como IWD (iNet Wireless Daemon), que melhora a conectividade Wi-Fi, suporte melhorado a processadores RISC-V e também suporte ao Raspberry Pi Pico W.

app spread by default in ubuntu 22.10.gif?fit=scale&fm=pjpg&h=432&ixlib=php 3.3

Disponibilidade

Como sempre, a disponibilidade de uma nova versão do Ubuntu é imediata. Basta acessar o site oficial e baixar a imagem desejada (desktop ou servidores).

Se você já utiliza o Ubuntu em seu computador, é só usar a ferramenta de atualização para fazer o upgrade para a versão 22.10. No entanto, por esta opção, a atualização pode demorar alguns dias para ser liberada.

Fonte: OMG! Ubuntu!

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!