Conheça as 5 melhores distribuições Linux

Conheça as 5 melhores distribuições Linux

O Linux é um sistema operacional de código-aberto e que é distribuído gratuitamente para quem quiser usar, diferentemente do Windows e do macOS, que são pagos. Por ser de código-aberto, vários desenvolvedores e empresas criam suas próprias versões do sistema operacional, popularmente conhecidas como “Distribuições Linux” ou simplesmente “Distros”.

Cada distribuição Linux possui suas próprias características e peculiaridades. Algumas são mais simples de usar, outras são mais voltadas para programadores e outras focam mais em privacidade. Há diferenças também quanto à interface de usuário, ao repositório de arquivos, formas de instalar programas e também compatibilidade com determinados programas. 

Se você está querendo adentrar no universo do Linux mas está em dúvida sobre qual distribuição baixar, fique atento a este artigo. Reunimos as 05 melhores distribuições Linux que você pode baixar atualmente. Tem para todos os gostos! Desde usuários iniciantes até os mais experientes.

01. Ubuntu

A distribuição Linux mais popular de todas

Nenhuma distribuição Linux teve tanto sucesso e penetração no mercado quanto a Ubuntu, desenvolvida pela Canonical. Criada em 2004 pelo sul-africano Mark Shuttleworth, a distribuição Ubuntu é atualizada até hoje, sempre nos meses de outubro e abril. Atualmente o Ubuntu está na versão 20.10, codinome Groovy Gorilla.

Se você já leu alguma coisa sobre o sistema Linux, com certeza já se deparou com o Ubuntu alguma vez. Ele é baseado na arquitetura Debian e, de forma padrão, usa a interface GNOME.

Trata-se de um sistema operacional muito estável, compatível com diversos softwares e serviços. Sem falar que possui muita documentação já publicada na internet, com diversos fóruns e sites especializados no Ubuntu. Assim, em caso de dúvida, será muito mais fácil achar a solução na internet.

O Ubuntu também é um sistema que roda muito bem em computadores e notebooks mais atuais, como hardware mais potente. Se não for o seu caso, você pode tentar as variações mais leves do Ubuntu, como o Xubuntu, Lubuntu e Ubuntu MATE.

Você pode baixar o Ubuntu gratuitamente no site oficial.

02. Linux Mint

A distribuição ideal para iniciantes

A distribuição Linux Mint também é bastante popular entre os usuários. Talvez só perca em popularidade para o Ubuntu. O Linux Mint é baseado no próprio Ubuntu, mas sofreu algumas alterações para ser mais amigável para quem está usando Linux pela primeira vez na vida.

Para começar, o ambiente de trabalho é o Cinnamon ao invés do GNOME. O Cinnamon tem um visual que lembra bastante o Windows, com a mesma disposição de menus, de janelas e de layout. Por isso que se você instalar o Linux Mint não vai estranhar tanto e nem ficará perdido. Sem falar que a interface Cinnamon é bastante personalizável.

Outra vantagem do Linux Mint é que ele já vem com todos os codecs não-livres instalados. Assim você pode ouvir áudio em MP3 sem precisar fazer mais nada. Já no Ubuntu você precisa instalar esses codecs através do pacote Ubuntu-Restricted-Extras.

Além disso, o Linux Mint é mais leve do que o Ubuntu. Sendo assim, caso você tenha um computador ou notebook que não seja tão potente, o Linux Mint vai rodar tranquilamente. Diferente do Ubuntu, que precisa de um conjunto de hardware mais parrudo.

Você pode baixar gratuitamente o Linux Mint no site oficial.

03. Manjaro Linux

A melhor distribuição para jogos

As distribuições Linux, durante muito tempo, tinham a fama de serem péssimas para jogos. E isso era verdade. A maioria dos games só rodava no Windows ou macOS. Mas, com o tempo, isso foi mudando. E hoje temos a Manjaro Linux, uma distribuição perfeita para quem gosta de jogos de computador.

A Manjaro Linux é baseada no Arch, uma distribuição Linux bem complexa, usada somente por usuários experientes e com alto conhecimento. Com isso, ela se torna também bem segura. Esta distribuição já vem com a Steam pré-instalada e faz toda a verificação de hardware durante o processo de instalação.

Dessa forma, você já começa a usar a Manjaro Linux com todos os drivers instalados. Inclusive, um grande ponto positivo dessa distribuição é que ela já possui diversos drivers da AMD e NVIDIA pré-instalados, facilitando a compatibilidade com a sua placa de vídeo.

Outro ponto positivo da Manjaro Linux é que é muito fácil trocar de Kernel. Assim, caso você queira usar um Kernel que ofereça mais compatibilidade com o seu hardware, é muito fácil realizar a troca. A comunidade do Manjaro Linux também é bem ativa, com fóruns bem movimentados e com muita documentação.

Uma outra boa opção para quem gosta de jogar é a distribuição Steam OS. Você pode baixar a Manjaro Linux através deste link.

04. Debian

A distribuição mais estável e perfeita para programadores

A Debian é uma das distribuições mais antigas e também mais estáveis de toda a comunidade Linux. Ela é perfeita para ser usada tanto em servidores quanto por usuários finais, desde que tenham um grande conhecimento na plataforma.

A Debian possui duas versões: Stable e Testing. A versão Stable, como fica claro pelo nome, é a versão estável. Ela já foi amplamente testada e é bem segura para os usuários. A Testing, por sua vez, é a versão “instável”, para testes. Mas, na prática, a versão Testing é mais estável que muita distribuição Linux rodando por aí.

Como a comunidade do Debian é bem ativa e formada, principalmente, por programadores, é a própria comunidade que cuida do desenvolvimento do Debian. A versão de testes é bem atualizada, com diversos pacotes e repositórios atuais, sem falar na qualidade e na estabilidade dessa versão. A variante Stable, por sua vez, não é tão atualizada.

O Debian também permite um nível de personalização do sistema que raramente é visto em distribuições mais populares, como a Ubuntu ou Linux Mint. Por isso, ela é a mais indicada para usuários avançados e desenvolvedores de software.

Você pode baixar as duas versões do Debian neste site.

05. Tails

Distribuição Linux com foco em privacidade

Se o que você quer é privacidade e navegar na internet sem deixar nenhum tipo de rastro, a distribuição Tails é a mais indicada. O nome Tails é um acrônimo para “The Amnesic Incognito Live System”.

Como o próprio nome já deixa claro, o Tails é uma distribuição que roda diretamente de um pendrive, cartão de memória ou de um antigo CD/DVD (lembra deles?). Ou seja, você não precisa instalar o sistema operacional em um HD e todas as pastas ficam salvas (temporariamente) na memória RAM. Dessa forma, quando você desliga o computador, todo o rastro dessa distribuição Linux é apagada da memória RAM, daí o termo “amnésia” do nome.

Além disso, quando você se conecta com a internet, o sistema força você a navegar pela rede Tor, que também é a mais segura e que não deixa vestígios de navegação. Uma outra característica do Tails é que você pode usar a interface por linha de comando ou com uma skin similar a do Windows XP, inclusive com os mesmos ícones da Microsoft.

Caso você vá usar o Tails em um computador público, essa skin do Windows XP serve para “não levantar suspeitas”. Além disso, o Tails é baseado no Debian, que como já explicamos, é uma distro extremamente estável e segura. Essa distribuição é tão segura que era usada até pelo Edward Snowden.

Você pode baixar o Tails gratuitamente no site oficial.

Menções honrosas

Acima nós listamos apenas 5 distribuições Linux, mas existem dezenas de outras. Caso você queira testar outras opções além das mencionadas neste artigo, você pode tentar as seguintes:

  • Ubuntu MATE;
  • Kali Linux;
  • MX Linux;
  • Elementary OS;
  • CentOS;
  • Raspbian;
  • Arch Linux;
  • Fedora;
  • SteamOS;
  • Puppy Linux.

Você usa alguma distribuição que nós não mencionamos aqui? Então comente aqui embaixo e vamos trocar uma ideia sobre as diversas distribuições Linux disponíveis no mercado.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X