Kernel Linux 6.0 é lançado com melhorias para GPUs Intel

Kernel Linux 6.0 é lançado com melhorias para GPUs Intel

Se você é usuário Linux, temos uma boa notícia! Linus Torvalds finalmente anunciou o lançamento do Kernel Linux 6.0. Como já é de se esperar, a nova versão do Kernel traz novos recursos e otimizações em diversas áreas. As novidades mais notáveis se referem ao suporte melhorado para GPUs Intel Arc e também a correção de um problema que afeta processadores AMD.

Leia também
Conheça as 5 melhores distribuições Linux

Motivo para mudança de numeração

A última versão do kernel era a 5.19. Então, pela lógica, pular para a versão 6.0 significa que a atualização é bem significativa. Não deixa de ser verdade. Afinal de contas, o update traz mais de 15 mil commits. Mas o motivo para a mudança de numeração do kernel Linux foi muito mais… trivial.

Veja só o que Linus Torvalds escreveu no anúncio oficial:

Então, como espero que fique claro para todo mundo, a mudança no número da versão principal é mais sobre eu não ter mais dedos das mãos e do pés [para contar]do que quaisquer mudanças fundamentais.

Em outras palavras, Linus Torvalds mudou a numeração do Kernel Linux simplesmente por que quis. E não por causa de uma grande mudança ou implementação de uma tecnologia inovadora.

Linus Torvalds

Principais novidades do Kernel Linux 6.0

De qualquer maneira, a versão 6.0 do kernel Linux traz novidades importantes. A principal é o suporte melhorado para as placas de vídeo Intel Arc. Tal suporte foi implementado nas versões anteriores, mas ainda de maneira muito rudimentar.

A melhoria no suporte às GPUs da Intel faz todo o sentido. A gigante de Santa Clara está aos poucos conquistando o seu espaço no mercado. A placa de vídeo Arc A770, por exemplo, começará a ser vendida a partir do dia 12 de outubro. Com o lançamento do novo kernel, a expectativa é de que as diversas distribuições Linux funcionem sem problemas nestas novas placas de vídeo.

Além disso, o Kernel Linux 6.0 implementa drivers que dão suporte oficial aos processadores Xeon de quarta geração e também aos processadores Intel Core de 13ª geração (Raptor Lake).

No ecossistema da Radeon, por sua vez, a versão 6.0 do kernel Linux traz drivers que melhoram o desempenho de placas de vídeo Radeon baseadas em RDNA 3. Os chips AMD Ryzen Threadripper e AMD Epyc também tiveram o desempenho melhorado com o novo kernel. E o aumento de desempenho chegou com um menor consumo de energia. Isso corrige um problema que data de 2002.

Disponibilidade

O Kernel Linux 6.0 já está disponível. Mas note que se trata do núcleo do sistema operacional. Cabe às empresas e organizações que cuidam das mais variadas distribuições Linux implementarem o novo kernel nas próximas versões de seus sistemas.

Empresas já reconhecidas, como Canonical e Red Hat com certeza já estão trabalhando para levar o kernel 6.0 para suas distribuições. Só é preciso ter um pouco de paciência. Esse tipo de implementação costuma demorar um pouco.

Mas, se você tem conhecimento técnico e sabe como compilar o kernel manualmente, este é o link para baixar a versão 6.0 do kernel.

Fonte: LKML.ORG

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X