A disputa entre os consoles atuais é antiga, mas já sabemos que o PlayStation conseguiu uma vantagem considerável nesta guerra. Até CEO do Xbox, Phil Spencer, já reconheceu a derrota. E isso se reflete também nas vendas do Xbox, que atingiram o patamar mais baixo desde o seu lançamento, com uma queda de 42%.
No entanto, os fãs continuam defendendo suas marcas preferidas online. Os jogos exclusivos são um ponto forte nessa discussão, e até desenvolvedores parecem escolher lados.
Leia também
Xbox ultrapassa a marca de 500 milhões usuários ativos por mês
A Microsoft já está empurrando o Xbox Series X e S para “debaixo do tapete”?
Desenvolvedores estão contentes com a ajuda da Sony
Na ChinaJoy 2024, a maior feira de games da China, destacaram-se os jogos Black Myth: Wukong e Phantom Blade Zero. Ambos têm parceria com a PlayStation, o que desagrada alguns donos de Xbox. Os criadores dos jogos afirmam não ter acordos de exclusividade com a Sony, mas o PS5 parece ser o console favorito dos desenvolvedores.
Os desenvolvedores estão contentes com a ajuda da Sony na promoção dos jogos, tanto na China quanto fora. Além disso, especialistas da empresa estão ajudando os desenvolvedores a otimizar o game para o PS5, o que se mostra uma ajuda e tanto.
Apesar disso, os estúdios podem lançar seus jogos em outras plataformas e veem potencial no PC e PS5. A Game Science planeja trazer Black Myth: Wukong para o Xbox Series após as versões de PC e PS5, buscando otimizações. Já o Phantom Blade Zero deve ficar exclusivo do PS5, conforme a visão do estúdio S-GAME.
Um desenvolvedor anônimo do jogo disse que a Sony auxilia na otimização para PS5 e PC. Ele mencionou que o Xbox tem baixa demanda na Ásia e que o ecossistema da Microsoft é complexo para publicação de jogos. A exigência de lançamento simultâneo nos Xbox Series S e X complica o desenvolvimento, como visto no caso de Baldur’s Gate 3.
O desenvolvedor em questão finalizou sua fala afirmando que “ninguém precisa de um Xbox”. E você, concorda que o Xbox é uma “plataforma sem demanda”?
Atualização
O estúdio por trás do desenvolvimento do jogo Phantom Blade Zero se manifestou sobre o caso explicado acima. O perfil do X/Twitter do jogo postou a seguinte mensagem (tradução nossa):
“Recentemente, notamos que alguns veículos de comunicação afirmaram ter entrevistado um desenvolvedor não identificado da S-GAME na Chinajoy, que parece ter feito algumas declarações sobre as plataformas de lançamento e estratégia para o Phantom Blade Zero.
Queremos esclarecer que essas declarações alegadas não representam os valores ou a cultura da S-GAME, pois acreditamos em tornar nosso jogo acessível a todos e não descartamos nenhuma plataforma para o Phantom Blade Zero. Estamos trabalhando duro tanto no desenvolvimento quanto na publicação para garantir que o maior número possível de jogadores possa desfrutar de nosso jogo no lançamento e no futuro.
Nossa equipe está ansiosa para compartilhar mais atualizações de desenvolvimento em breve, e estamos empolgados em trazer nossa demo de estreia mundial para a Gamescom este mês!“
Fonte: Aroged
Deixe seu comentário