A divisão norueguesa da montadora Volkswagen pegou como base o estilo do banco de uma SUV da marca e montou uma cadeira de escritório motorizada que alcança 20 km/h e ainda traz buzina, câmera de ré, sensores de 360º, sistema de iluminação por LED, cinto de segurança, aquecedor de assento, alto-falantes Hi-Fi e até mesmo um player para a reprodução de músicas.
Martin Gautron, um dos técnicos envolvidos na empreitada, explica que o desafio era inserir o maior número possível de funcionalidades de um Volkswagen real numa cadeira de escritório. Além dos desafios técnicos, a cadeira tinha que ser amigável e ter a aparência de um carro Volkswagen.
“A cadeira foi projetada para dar a quem trabalha em um escritório uma noção de como é ter uma van da Volkswagen como local de trabalho – tanto no exterior quanto no interior. Você pode dirigir, buzinar e ouvir música. Sim, até pisca ao entrar na sala de reuniões. Infelizmente, não podemos dizer que as características de condução podem ser comparadas com a realidade” diz a Volks em seu site.
Você também deve ler!
Esta é a Sync X, cadeira gamer que transforma ondas sonoras em vibrações
Gigabyte apresenta uma cadeira gamer inflável
Características da cadeira da Volkswagen:
- Motor elétrico (autonomia de 12 km por carga)
-
Assento com logotipo da Volkswagen bordado;
-
Aquecedor de assento e tela sensível ao toque;
- Exterior com pintura metálica;
- Câmera de visão traseira e sensor de 360 graus;
-
Alto-falantes e sistema de entretenimento para a reprodução de músicas;
- Tração nas duas rodas;
- Aros de alumínio sólido de 4” e pedais de direção;
- Luzes LED;
- Buzina e carregador USB;
- Bateria removível e recarregável
- Espaço de armazenamento de 0,005 m3 e engate de reboque.
A cadeira também conta com um espaço de armazenamento prático na parte de trás, capaz de abrigar um notebook,, relatórios anuais e outros documentos relevantes para o escritório e engate para reboque.
A Volkswagen também criou uma página especial que traça um paralelo entre essa super cadeira e os carros, uma maneira de enaltecer sua linha de veículos que inspirou este projeto da cadeira. A companhia destaca, por exemplo, que a cadeira oferece tração nas duas rodas. “Felizmente, oferecemos vans com tração nas quatro rodas”, pontua a página.
A cadeira foi apenas um projeto interno da equipe da Volkswagen, não será comercializada.