O Intel Atom foi concebido originalmente aos netbooks e PCs portáteis em geral, devido à sua alta eficiência e baixo consumo de energia. Parece estranho quando relacionamos o Atom com supercomputadores e servidores, certo? Errado. A SeaMicro está tentando mudar a maneira como você vê os processadores Atom: a empresa juntou 512 Atoms de 1.6 GHz em uma única máquina, o SM10000, criando um sistema que consome somente um quarto a menos de energia e espaço físico que um servidor tradicional, fornecendo poder de fogo similar, afirma a companhia.
É um conceito meio maluco, mas funciona, segundo Andrew Feldman, o CEO da SeaMicro, que disse a empresa está tentando produzir um novo grande servidor lotado de pequenos chips, e que eles poderão ter até 2048 Atoms em um rack. Na maioria dos casos, os servidores usam Xeons, Itaniuns ou Opteros, todos esses consumindo muito mais que os Atoms – mas será que a soma de vários Atoms, na prática, realmente é vantajoso?
A máquina da SeaMicro usa somente três componentes principais: os 512 Atoms, memória e um ASIC desenvolvido pela própria companhia. O objetivo é permitir com que a máquina seja capaz de lidar com milhões de pequenas tarefas, como pesquisas, mapas e hospedagens de pequenos websites, itens relativamente simples de processar, mas que acontecem várias vezes por segundo, podendo ser um grande ‘engasgo’ aos atuais servidores.


