Confirmando o panorama já observado por inúmeros analistas, a Microsoft segue se fortalecendo como uma grande distribuidora de games, enquanto a venda de hardware vem perdendo relevância a cada novo balanço financeiro. Segundo dados referentes ao último trimestre, a receita de hardware do Xbox caiu 42%, esse é o patamar mais baixo desde o lançamento do Series S e X. No trimestre passado uma queda também já tinha sido registrada, mas com um percentual não tão baixo, 31%.
Por outro lado, a empresa registrou um aumento de 61% em sua receita com jogos e serviços, colhendo os frutos dos inúmeros investimentos que agregam cada vez mais relevância em termos de IPs. No geral, a receita da divisão de jogos cresceu 44%. A Activision Blizzard apresentou um salto de 48%, enquanto o Xbox registrou queda de 4%.
A empresa tamém divulgou que o Xbox já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários ativos por mês, considerando todas as plataformas e dispositivos
A tendência de queda na venda de hardware também é constatada em outras empresas. Segundo relatório da Circana, Sony e Nintendo também registaram quedas percentuais de dóis dígitos em maio de 2024. O analista Christopher Dring menciona que as vendas de consoles na Europa apresentaram queda de 24% nos primeiros seis meses do ano. O PS5 apresentou uma retração de 16% , o Switch, quase em seu fim de ciclo, caiu 32%. Xbox Series S e X caíram 37%.
A queda na receita da venda do Xbox já era esperada pela Microsoft. O CEO da empresa, Sayta Nadella, já projetava há alguns meses que a venda de consoles apresentaria uma nova queda, fato oficializado agora com a divulgação do balanço.
Dentre os principais motivos para isso, a carência de grandes first-party recentes, o tempo de mercado desses produtos, e até mesmo a estratégia de posicionar o Xbox como ecossistema, abraçando até mesmo o dongle da Amazon, o Fire TV Stick, graças a integração com o Xbox Cloud.
Nova geração do Xbox está assegurada
A Microsoft seguirá investindo no Xbox como console. Em março, durante um episódio do podcast oficial do Xbox, a presidente do Xbox, Sarah Bond, reiterou uma declaração anterior de Phil Spencer, que confirmava que a próxima geração do console está em desenvolvimento. E a empresa promete o maior salto de desempenho já visto!
Dentre os rumores, comenta-se que a empresa pode abandonar de vez as mídias físicas, focando somente na distribuição digital dos jogos, integrar diversas lojas como Steam e Epic Games, e até mesmo abrir a possibilidade para que outros fabricantes lancem suas versões do console, partindo de um projeto inicial, similar ao que acontece com as placas de vídeo, por exemplo.