Nas últimas semanas, a web foi tomada por rumores sobre o Xbox de nova geração. Circulam especulações de um inédito console portátil da Microsoft para competir com o ROG Ally da ASUS e o Legion Go da Lenovo.
Recentemente, Mat Piscatella, analista conceituado do setor de games, sugeriu que o Xbox pode excluir jogos em mídia física na próxima geração, favorecendo o formato digital.
Microsoft já começou a transição
É válido salientar que o Xbox tem sido pioneiro na transição para o digital. Títulos de destaque, como Hellblade II, não chegaram às prateleiras físicas. Além disso, grandes varejistas parecem retirar jogos do Xbox de seus estoques, já que está cada vez mais difícil encontrar jogos em mídia física disponíveis para compra.
Em janeiro, demissões na Xbox indicaram o possível fim das equipes responsáveis pelas edições físicas.
“A Microsoft também fechou departamentos dedicados a trazer jogos do Xbox para o varejo físico… e caso você tenha visto os vazamentos de um console Xbox apenas digital… bem, você tem uma ideia de onde a Microsoft está indo aqui”, disse Jez Corden do Windows Central.
Em uma publicação no X/Twitter, Piscatella previu o fim iminente dos lançamentos físicos do Xbox. Ele também projetou que a Sony e a Nintendo seguiriam essa tendência após mais uma ou duas gerações de consoles, respectivamente.
“As pessoas provavelmente deveriam se acostumar com isso (sem versões físicas dos jogos de Xbox) em todo o mercado, mais cedo ou mais tarde. Sim, dê ao [PlayStation] outra geração, à Nintendo mais 2.”
Embora não confirmado, é evidente que a Microsoft caminha para o digital, como mostra o Xbox Series S sem leitor de discos e o recente anúncio da edição digital do Xbox Series X. Resta a questão: a extinção dos jogos físicos seria prejudicial aos consumidores?
Qual a sua opinião?
E aqui eu vou pedir licença para emitir a minha opinião. Eu acho que mídia física é cada vez mais dispensável. Quando vendida em larga escala, a quantidade de recursos naturais — tanto na fabricação quanto no envio — consumidos é enorme. Creio que a indústria, além do fator ambiental, veja a “extinção” das mídias físicas como uma maneira de economizar também.
Claro que com isso a gente perderia a tangibilidade da coisa. Mas uma saída para isso seria, no caso de jogos com bastante apelo e sucesso, confeccionar edições físicas mais bonitas e bem elaboradas, com encartes e artes bonitas e vendê-las a um preço mais salgado. Assim só quem é realmente muito fã do jogo ou colecionador iria comprar.
Fonte: Wccftech
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