Como já havíamos comentado, os processadores da Intel de 10nm chegariam ao mercado apenas em 2020, e agora essa informação foi confirmada. Denis Gaudreault, gerente regional da Intel no Canadá declarou ao IT World Canada que a empresa está pronta para lançar os processadores baseados em 10nm no início do próximo ano. O executivo também disse que a tecnologia de produção está evoluindo e que eles estão satisfeitos com o volume de vendas que serão capazes de atender.
Atualmente apenas os processadores da Intel de 10nm para dispositivos móveis estão disponíveis no mercado, chips da família Ice Lake, subdivididos entre as séries U e Y, variando potência, quantidade de cache, TDP entre outros pontos. Recentemente Bob Swan, CEO da Intel, declarou que a litografia de 10nm da Intel é equivalente ao de 7nm da TSMC, empresa que é responsável atualmente pelos processadores Ryzen da AMD.
O executivo também ressaltou que a Intel aprendeu muito com a difícil mudança para 10nm e que reduzir o processo de fabricação tem sido um grande desafio nos últimos anos. Mesmo com o lançamento dos processadores para desktop baseados em 10nm, no ano que vem a empresa também pretende lançar a família de processadores Comet Lake-S, de 14nm. Esses processadores devem ser os sucessores diretos da plataforma Coffe Lake-S Refresh, que estão no mercado atualmente.