Versões para desktop de CPUs de 10nm da Intel devem chegar ao mercado apenas em 2020

Versões para desktop de CPUs de 10nm da Intel devem chegar ao mercado apenas em 2020

É meus amigos, os rumores de que a Intel nos últimos anos vem passando por dificuldades significativas para fazer a transição no processo de fabricação de 14nm para 10nm parecem fazer cada vez mais sentido. A gigante responsável pela invenção do microprocessador anunciou em agosto seus primeiro processadores Ice Lake, que utilizam o processo de fabricação de 10nm, mostrando que a companhia ainda pode dar conta da produção dos seus próprios chips, eliminando a necessidade de repassar para a TSMC, por exemplo, como chegou a ser cogitado.

No entanto, esses primeiros processadores Ice Lake são voltados para o mercado móvel, diversos notebooks e ultrabooks dos mais variados fabricantes irão utilizá-los. Um desses modelos é o Surface Laptop 3, da Microsoft. Além de uma versão com processador AMD, o notebook tem três variantes com chips Intel, um deles é o Core i7-1065G7, baseado em 10nm.

Mas e os chips pra desktop? Tradicionalmente a Intel lança processadores numa mesma litografia para dispositivos móveis e também para desktops. É no campo das CPUs em 10nm que a Intel está tendo que se explicar bastante. Caiu como uma bomba uma informação da alemã HardwareLUXX. A publicação dizia que a Intel iria concentrar o lançamento de chips de 10nm apenas para dispositivos móveis. Enquanto para desktop a empresa manteria a estratégia de continuar refinando os 14nm, litografia que está sendo utilizada desde 2015, com a quinta geração de processadores Intel Core (Broadwell).

Tradicionalmente a Intel não costuma comentar rumores, mas devido à dimensão que o caso tomou, a gigante de Santa Clara respondeu ao site Tom’s Hardware, afirmando que pretende lançar processadores de 10nm para desktop. Sem especificar uma data. Vale frisar a percepção que o pessoal do Tom’s Hardware tiveram com a posição da Intel. O site acredita que chips Intel de 10nm para desktop devem ser lançados apenas no segmento HEDT, que tem um pé no segmento profissional, são processadores para entusiastas e o preço é elevado.

Rumores sobre a geração de chips para desktop Comet Lake-S, que devem ser lançados no primeiro trimestre de 2020, deve ter um processador de 10nm como o mais importante da série, coexistindo com outros modelos que ainda serão fabricados sob o processo de 14nm.

Em 2020 provavelmente ainda veremos processadores Intel fabricados sob o processo de 14nm, a família de chips deve ser a Rocket Lake-S. Outros rumores apontam que toda essa dificuldade da Intel em colocar no mercado processadores baseados em 10nm fez com que a companhia aumentasse o investimento e energia para a próxima virada, o processo de 7nm, praticamente um salto direto de 14nm para 7nm. Os primeiros processadores da Intel em 7nm devem chegar ao mercado apenas em 2022, com a família Meteor Lake.

Em 2017 a Intel anunciou o investimento de US$ 7 bilhões em sua fábrica Fab42, construída para lidar com o processo de 14nm, mas que está sendo melhorias para o fluxo de trabalho com a nova abordagem de fabricação.

Recentemente a Intel começou a adquirir os equipamentos e materiais para a produção radiação da litografia EUV de 7nm. Provavelmente o primeiro produto que a companhia deve colocar no mercado com essa litografia de 10 camadas será um GPU. Sim, caso você ainda não saiba a Intel irá retornar ao mercado de placas de vídeo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X