“Celular Seguro” inicia etapa que aumentará o número de celulares devolvidos

“Celular Seguro” inicia etapa que aumentará o número de celulares devolvidos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou a nova fase do programa Celular Seguro nesta quinta-feira (1º), com foco na recuperação de celulares roubados ou furtados.

Essa etapa se inspira no sistema do Piauí, que notifica pelo WhatsApp os usuários que ativam chips em aparelhos marcados como roubados ou furtados. Essa funcionalidade já havia sido adiantada em maio, mas só agora foi liberada para todos os cadastrados no programa.

Como funciona esta nova etapa do Celular Seguro

O ministro Ricardo Lewandowski assinou o avanço para aumentar a eficácia da plataforma. A prioridade agora é criar um Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, a ser desenvolvido em 90 dias por um grupo do ministério e de secretarias de segurança de 11 estados.

O protocolo vai seguir o exemplo do Piauí, onde o sistema de notificação ajudou a reduzir pela metade os furtos e roubos de celulares em Teresina, além de resultar na devolução de 8 mil dispositivos desde sua implementação em 2023.

Reprodução/Freepik

A plataforma verifica o local e o dispositivo usado na ativação de um chip. Se for um celular roubado ou furtado, a pessoa é intimada via WhatsApp a ir à delegacia para esclarecimentos. Sem nota fiscal, o aparelho deve ser entregue às autoridades para devolução ao dono.

O protocolo também visa integrar dados nacionalmente, facilitando o trabalho policial em todo o país. Vale ressaltar que em junho o programa já havia atingido mais de 56 mil smartphones já foram bloqueados pelo serviço.

Esta atualização do Celular Seguro ocorre logo após o anúncio de que mais de 2 milhões de pessoas se cadastraram no sistema que ajuda a bloquear celulares e contas bancárias em caso de roubo, perda ou furto. Além disso, o ministério informou que 68 mil alertas de bloqueio foram emitidos até o momento, sem detalhar as solicitações.

Ficamos na torcida para que o programa “Celular Seguro” consiga diminuir o número de roubos e furtos de celulares no Brasil.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X