Ontem (17), a Intel anunciou que lançará as GPUs Arc Alchemist para desktops no segundo trimestre deste ano. Ou seja, entre os meses de abril, maio e junho.
Por outro lado, as GPUs Arc para notebooks chegarão ainda neste trimestre e vão encaixar direito nos aparelhos com os processadores da 12ª geração da Intel, Alder Lake H, para notebooks.
Para workstations, a Intel lançará as GPUs Arc Alchemist no terceiro trimestre deste ano.
A Intel anunciou as GPUs em agosto do ano passado, afirmando que a marca Arc seria o ponto de entra em um mercado bem restrito, enfrentando duas gigantes: AMD e NVIDIA.
Mas, pelo visto, a Intel não teme enfrentar os cachorros grandes, pois afirmou que as GPUs Arc, além da Alchemist, terão várias gerações, cujas sucessoras terão os codinomes “Battlemage”, “Celestial”, e “Druid”.
Arc Alchemist é a prova que a Intel não terá medo da concorrência
Alquimista, Mago de Batalha, Celestial e Druida… Será que a Intel está forçando a barra para conquistar os nerds?
Enfim, deixando de especulações e voltando ao factual, a Intel afirmou que a Arc Alchemist terá sua própria tecnologia de superamostragem, a XeSS, para competir com a FidelityFX da AMD e a DLSS da NVIDIA.
Isso me fez lembrar de algo que aconteceu em agosto de 2021, mas pode não o que eu esteja pensando… A Intel copiando tecnologias NVIDIA? Impossível! Será?
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Embora a Intel não tenha anunciado todas as GPUs da linha Arc Alchemist, a empresa afirmou que vários desenvolvedores apoiaram a ideia do XeSS.
Aliás, já teremos jogos com suporte à XeSS mesmo antes do lançamento: Death Stranding Director’s Cut.
Mas só saberemos como a tecnologia será utilizada no famoso simulador de caminhada dirigido por Hideo Kojima.
Outro jogo parceiro da Intel será o aguardado Elden Ring, desenvolvido pela FromSoftware (Dark Souls, Sekiro) com roteiro do criador de Game of Thrones.
Elden Ring: confira os requisitos mínimos e recomendados
We’re very excited to be partnering with @BandaiNamcoUS for #EldenRing, one of the most anticipated game releases in 2022. Get our Intel day-0 graphics driver on February 24th to ensure your system is optimized for Elden Ring when it launches. pic.twitter.com/hB2coiPQX8
— Intel Graphics (@IntelGraphics) February 18, 2022
A Intel está com outra carta na manga e pode afetar a NVIDIA
Na reunião de investidores da Intel, realizada ontem (17), o chefe da divisão de gráficos da Intel, Raja Koduri, além das GPUs Arc Alchemist, apresentou outra novidade: o Project Endgame.
Esse recurso permitirá que os clientes possam ter acesso via streaming às GPUs da Intel para obter uma “experiência de baixa latência”. No entanto, a Intel não explicou nitidamente como funcionará o mecanismo, mas, aparentemente, é algo como alugar uma placa de vídeo através da nuvem.
Isso pode ser interessante, afinal, denota que a Intel tem pretensões de unir capacidades gráficas com computação em nuvem, algo que pode se tornar um rival ao GeForce Now, da NVIDIA.
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Mais interessante ainda é o fato da Intel lançar tal recurso em uma época de escassez de GPUs no mercado. Tanto a NVIDIA quanto a AMD sofreram para atender a demanda pelas suas novas placas de vídeo.
Sendo assim, a Intel, em alusão ao nome de suas GPUs (Alchemist, Battleguard), se torna um paladino na batalha contra a escassez de componentes, pois, além do Project Endgame, a principal estratégia da empresa é impulsionar a produção de chips.
Fonte: Intel