O serviço de streaming de jogos do Google, o Stadia, pode chegar ao fim, mas de maneira bem silenciosa, como um rebranding da plataforma.
Desde o ano passado, o Google desmancha a divisão do Stadia, fechando estúdios e demitindo profissionais que seriam cruciais no desenvolvimento dos jogos exclusivos da plataforma.
Você também deve ler!
- Google Stadia encerra divisão de desenvolvimento de jogos
- Stadia: ex-funcionários do SG&E criticam Google após fim do estúdio
O foco inicial do Stadia era publicar jogos de outros estúdios, mas, gradativamente, desenvolver uma plataforma que possa explorar a tecnologia do serviço.
No entanto, atualmente, o Google Stadia foca em assegurar contratos com parceiros como a Peloton, Capcom (Judgment 2 saiu apenas para Stadia) e Bungie, de acordo com as fontes do Business Insider.
Portanto, a gigante tenta salvar o que restou do frustrante serviço de jogos de streaming, ou seja, a capacidade de transmitir, com baixa latência, jogos em alta definição.
Assim, segundo o Business Insider, o Google Stadia passaria a se chamar Google Stream, removendo o interesse em negociar grandes títulos com estúdios famosos.
Em vez disso, o plano do Google é assegurar acordos para o Stream, alterando a estratégia da divisão de games para um rumo que vai de encontro à computação em nuvem.
O Google Stream estaria presente em bicicletas da Peloton, garantiria servidores de streaming para a Bungie (algo que não deve estar mais nos planos após a compra do estúdio pela Sony) e publicar demos de jogos da Capcom.
Resposta do Google sobre o fim do Stadia
O Google Stadia respondeu à matéria do Business Insider em uma thread no Twitter.
“A equipe do Stadia está trabalhando arduamente para garantir um ótimo futuro para a plataforma e para os jogos em nuvem. Esperamos que você concorde e sabemos que a prova está na jogatina”, afirmou o perfil do Google Stadia no Twitter.
https://twitter.com/GoogleStadia/status/1489758125192216579
Além disso, no Tweet, o perfil do serviço apontou que mais de 100 jogos foram adicionados à plataforma em 2021, bem como 50 jogos para os membros do plano Pro.
Ao final da thread, o Stadia prometeu mais novidades no futuro, embora sem esclarecer quais são essas.
Entretanto, as afirmações do perfil do serviço de streaming de jogos no Twitter não são tão convincentes devido aos problemas que o Google enfrenta para manter o Stadia.
Nos últimos dois anos, a empresa fechou seu estúdio exclusivo — aliás, sem aviso prévio aos funcionários —, gastou milhões em jogos como Red Dead Redemption II, mas não conseguiu garantir novas assinaturas.
Desse modo, a transição do Google Stadia para o Google Stream torna o produto mais comercializável, possibilitando sua integração em dispositivos diferentes e garantido que o investimento não se transforme em prejuízo.