Stadia: ex-funcionários do SG&E criticam Google após fim do estúdio

Stadia: ex-funcionários do SG&E criticam Google após fim do estúdio

Recentemente, como noticiamos aqui, o Google encerrou as atividades do estúdio de desenvolvimento de jogos do Stadia, o SG&E (Stadia Games and Entertainment).

O Kotaku entrou em contato com quatro dos mais de 150 funcionários demitidos após o fim do estúdio, que relataram um ambiente de trabalho disfuncional, permeado por uma comunicação desonesta e um mau gerenciamento.

De acordo com a reportagem do site americano, os desenvolvedores do SG&E ficaram chocados pelo encerramento repentino do estúdio.

Os funcionários ficaram sabendo do encerramento através de um email interno enviado no dia primeiro de fevereiro, após um ano de trabalho desgastante devido ao isolamento social.

Além de ser um estúdio extremamente novo (o SG&E iniciou as atividades em 2019), uma semana antes do fechamento, Phil Harrison, executivo do Stadia parabenizou o grupo.

Stadia SG&E
Phil Harrison anunciando o Stadia na Game Developers Conference em março de 2019. Créditos: Google

No dia 27 de janeiro, o veterano da indústria dos jogos disse em um email que o SG&E “havia feito um grande progresso ao construir um time talentoso e diverso, estabelecendo uma formação sólida de jogos exclusivos para o Stadia.”

No mesmo texto, ele informa que a estratégia do SG&E para 2021 seria revelada em breve.

Segundo um ex-desenvolvedor do estúdio, essa reviravolta em apenas uma semana é parte de “um padrão de comportamento aparente na governança do Stadia não ser honesta e direta com os desenvolvedores da empresa.”

Ainda de acordo com o Kotaku, os desenvolvedores ficaram sabendo sobre o encerramento do estúdio “praticamente ao mesmo tempo que o resto do mundo.”

Esses funcionários tiveram que esperar por três dias para realizar uma conferência com Phil Harrison que, segundo a reportagem, foi algo “contestável.”

Ao ser confrontado pelo comentário positivo feito anteriormente ao time, Harrison afirmou haver se arrependido por afirmações confusas que fez.

No entanto, quando os funcionários perguntaram o que havia mudado em apenas uma semana, o chefão admitiu que não houve nada, mas que ele já sabia do encerramento do SG&E.

Falta de planejamento no Stadia levou ao fim do SG&E

Ainda não está claro o motivo do encerramento do SG&E, pois o Google fundou o estúdio há dois anos atrás.

Na nota do Google, a justificativa são os custos para o desenvolvimento de jogos.

Na conferência com o staff do SG&E, Phil Harrison aponta para a nova onda de aquisições de estúdios por parte da Microsoft, sobretudo a compra da Bethesda, com um dos fatores para a decisão do Google.

Stadia SG&E
Créditos: Microsoft

No entanto, uma das fontes da reportagem do Kotaku levanta a seguinte questão: “por que o Google criou um estúdio de jogos sem um plano sólido para mantê-lo funcionando tempo suficiente para fazer um jogo?”

O ex-funcionário continua dizendo que não é possível “criar um jogo nessa quantidade de tempo (dois anos)… Nós tínhamos uma garantia de muitos anos, agora não temos mais.”

Dentre os outros motivos, obviamente, está a pandemia, de acordo com uma das fontes.

No entanto, os efeitos da pandemia da COVID-19 foram diferentes na indústria dos jogos, pois o distanciamento social obrigou as pessoas as se refugiarem nos videogames.

Outras três fontes afirmaram que a forma como se deu o encerramento do estúdio, bem como a forma como avisaram aos funcionários, simboliza a maneira como o desenvolvimento de jogos foi mal gerenciado no Stadia.

Além disso, ainda de acordo com as fontes, o mau gerenciamento incluía uma enorme falta de recursos, dificuldade em garantir hardware e softwares necessários e uma “quantidade de funcionários congelada desde o início de 2020.”

Segundo as fontes do Kotaku, o Google está procurando encaixar os antigos funcionários do SG&E em outras funções na companhia.

Porém, a tarefa não está sendo fácil, pois o Google costuma contratar generalistas e desenvolvedores de jogos costumam ser especialistas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X