Os problemas que Activision Blizzard enfrenta atualmente — algo comum na indústria de games — foram discutidos na abertura do The Game Awards 2021. O evento ocorreu ontem (9), no Microsoft Theater, em Los Angeles.
Geoff Keighley, apresentador e organizador do evento, iniciou o seu discurso de abertura com uma “convocação”. Keighley, clamou para que o público, os desenvolvedores e as grandes empresas criassem uma indústria de jogos “melhor e mais segura”.
Durante a fala inicial, Keighley fez vários comentários vigorosos sobre práticas abusivas na indústria de games, embora sem citar quais tipos de abusos e quem os pratica.
No entanto, certamente os comentários do host do The Game Awards 2021 foram direcionados à Activision Blizzard, um dos maiores estúdios de jogos do mundo, mas, novamente, sem citar o nome da empresa.
Embora a fala de Keighley possa soar ‘frouxa’, ou evasiva, na semana passada, o apresentador do The Game Awards fez uma thread no Twitter confirmando que a Activision Blizzard não estaria presente no evento de 2021.
“Além das suas indicações, eu posso confirmar que a Activision Blizzard não fará parte do The Game Awards 2021”, disse Keiglhey no Twitter. Call of Duty: Warzone recebeu duas indicações na premiação: “Melhor Jogo Contínuo” e “Melhor Jogo de esports”, mas perdeu para Final Fantasy XIV e League of Legends, respectivamente.
Beyond its nominations, I can confirm that Activision|Blizzard will not be a part of this year’s #TheGameAwards
— Geoff Keighley (@geoffkeighley) December 4, 2021
O discurso evasivo de Geoff Keighley tem uma explicação: a organização do The Game Awards é composta por um conselho deliberativo que contam com os executivos das maiores empresas da indústria de games, incluindo o presidente da Activision Blizzard, Rob Kostich.
Portanto, há uma justificativa pelo discurso não tomar partido, embora seja óbvio a alusão à Activision.
Além disso, em uma recente entrevista ao jornal Washington Post, Keighley confirmou que Diablo 4 e Overwatch 2 não teriam trailers transmitidos no evento.
Funcionários da Activision Blizzard protestaram antes do Game Awards
Atualmente, a Activision Blizzard vive um momento desesperador, com funcionários exigindo a saída do CEO e uma mudança na conduta de trabalho da empresa.
Já abordamos esse assunto aqui no site em algumas matérias, que relatam detalhadamente o que ocorre no estúdio.
Leia mais:
- Activision Blizzard é processada por conduta interna de assédio e descriminação
- Chefe do PlayStation critica postura da Activision em relação à crise atual da empresa
- Activision Blizzard perde executivos importantes enquanto vive um período conturbado
- Activision: funcionários exigem saída do CEO Bobby Kotick, mas sem apoio do alto escalão da empresa
Portanto, o apresentador do Game Awards ressaltou que “desenvolvedores de games devem ter o apoio das empresas que os empregam”.
“Não devemos e não iremos tolerar assédios, abusos ou práticas predatórias de ninguém, incluindo a nossa comunidade online”, afirmou Keighley.
Analogamente, os comentários no discurso do apresentador do The Game Awards 2021 ocorreram no mesmo dia em que os funcionários da Activision Blizzard anunciaram um crowdfunding para financiar a greve que ocorre atualmente na empresa.
https://twitter.com/ABetterABK/status/1469114159195381761
Essa greve, aliás, começou com o protesto dos funcionários do setor de garantia de qualidade de Call of Duty: Warzone. Warzone foi o único jogo da Actvision Blizzard a ter indicações no The Game Awards 2021.
Antes do início da apresentação do The Game Awards 2021, alguns funcionários e apoiadores da greve na Activision Blizzard protestaram na entrada do Microsoft Theater.
O protesto aconteceu devido às demissões recentes de 20 funcionários do Raven Software, estúdio da Activision Blizzard que desenvolve Call of Duty: Warzone.
The game awards 2021
It Takes Two, da EA levou o prêmio de melhor jogo do ano na edição deste ano do The Game Awards. Confira os principais prêmios.
Vencedores do The Game Awards 2021
Jogo do Ano
- Deathloop
- It Takes Two (Ganhador)
- Metroid Dread
- Psychonauts 2
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Resident Evil Village
Melhor Direção
- Deathloop (Ganhador)
- It Takes Two
- Returnal
- Psychonauts 2
- Ratchet & Clank: Rift Apart
Melhor Narrativa
- Deathloop
- It Takes Two
- Life is Strange: True Colors
- MARVEL’s Guardians of the Galaxy (Ganhador)
- Psychonauts 2
Melhor Direção de Arte
- Deathloop (Ganhador)
- Kena: Bridge of Spirits
- Psychonauts 2
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- The Artful Escape
Melhor Trilha Sonora
- Cyberpunk 2077
- Deathloop
- Nier Replicant ver.1.22474487139 (Ganhador)
- MARVEL Guardians of the Galaxy
- The Artful Escape
Você pode conferir a lista completa dos vencedores de cada categoria clicando aqui.