A Apple costuma realizar concursos para enaltecer a qualidade da câmera dos celulares iPhone, mas, desta vez, a empresa foi além e lançou um curta-metragem gravado inteiramente com o iPhone 13 Pro.
Leia também: iPhone 14 Pro deverá ter câmera de 40 MP e filmar em 8K
O curta chama-se “Life is But a Dream” (A Vida é Apenas um Sonho), com direção do sul-coreano Park Chan-wook.
Além do fato do curta-metragem ter sido gravado inteiramente pelas lentes do iPhone 13 Pro, a participação desse diretor na criação do filme é algo impressionante.
Diretor de Oldboy deixa sua assinatura usando o celular da Apple
Caso você não saiba, Chan-wook é o diretor de Oldboy, considerado um dos melhores filmes dos anos 2000, vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes de 2004. Além de Oldboy, os filmes de Chan-wook são amplamente reconhecidos pela sua fotografia, sobretudo no enquadramento.
Leia também: Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar deste ano
Outra marcante característica do diretor, que, afinal de contas, é bem comum no cinema sul-coreano, é o uso de um humor ácido para lidar com temas considerados tabus.
Portanto, o belíssimo curta-metragem possui a assinatura do diretor em toda estética, como os close-ups em plano sequência, exaltando as capacidades do iPhone 13 Pro.
Com duração de 21 minutos, o filme conta a história um coveiro que precisa de madeira para construir o caixão do salvador da sua vila e acaba desenterrando um túmulo abandonado.
No entanto, durante sua jornada, o coveiro, interpretado por Yoo Hai-jin — que recentemente apareceu em produções originais da Netflix —, acaba despertando o fantasma de um antigo espadachim.
Quando o fantasma tenta reivindicar seu túmulo, o salvador da vila, conhecido como White Marten, também desperta seu espírito.
Desse modo, o curta entra no seu clímax, misturando artes marciais, fantasia e terror. Confira abaixo, mas não se assuste pelo início do filme.
https://www.youtube.com/watch?v=HnzKqxtnWDY&t=964s&ab_channel=Apple
Park Chan-wook ‘abusou’ dos recursos do iPhone 13 Pro na produção do curta-metragem
Porém, a mensagem desse curta-metragem, embora filmado inteiramente usando um iPhone 13 Pro, é mais profunda do que se imagina. Algo que não surpreende, pois é recorrente nos filmes de Park Chan-wook.
Life is But a Dream explora a perspectiva dos coreanos em relação interconexão entre a vida e morte.
Chan-Wook afirmou que o curta-metragem é uma história que ele sempre quis contar. O diretor misturou, além dos gêneros cinematográficos citados acima, até mesmo comédia romântica.
Ao falar sobre a filmagem, aliás, Chan Wook disse que “não tinha em mente uma câmera específica ao escrever o roteiro”.
“O que é incrível nesse curta-metragem é que pudemos capturar uma história desse nível usando um iPhone 13 Pro”, finalizou o diretor.
No making-of do curta-metragem, a equipe de gravação utilizou vários recursos que chegaram quando do lançamento do iPhone 13 Pro e Pro Max. Isso inclui o modo cinemático, o modo noturo, gravação de vídeo em macro, a câmera Ultra Wide, a Telefoto, a estabilização óptica de imagem e o ProRes.
Leia mais: O que é lente macro? Conheça seis smartphones com este recurso
Enfim, confira o making-of abaixo e veja como esse grande diretor conseguiu realizar tal feito.
https://www.youtube.com/watch?v=pGr9dnynQcE&ab_channel=Apple