O que é lente macro? Conheça seis smartphones com este recurso

O que é lente macro? Conheça seis smartphones com este recurso

Devido ao avanço da fotografia digital, principalmente nos celulares, é bem provável que você já tenha ouvido falar no termo lente macro.

Em suma, uma lente macro é uma lente de câmeras fotográficas que focam em um objeto de maneira extremamente próxima. O resultado disso é um registro fotográfico que aparenta ser maior no visor e também na imagem capturada.

Uma lente macro pode reproduzir imagens que ultrapassam o tamanho real devido à projeção de taxa de ampliação de 1:1 no sensor de uma câmera.

Por falar em taxa de ampliação, o conceito de lente macro verdadeira é determinado por uma taxa de ampliação que vai de 1:1 até 1:10.

lente macro
Uma macrofotografia com ampliação de 1:1

Você também deve ler!

Com isso, é possível alcançar um nível de Ampliação Máxima de 1.0x no sensor de Distância Miníma de Foco, mensurado a partir do assunto da foto ao sensor.

Ampliação é o termo usado para descrever o tamanho que o objeto aparecerá no sensor da câmera em relação ao seu tamanho real. Por exemplo, se a imagem no sensor da sua câmera é 25% maior que o objeto real, a ampliação será de 1:4 ou 0,25.

Ou seja, quanto mais ampliação a lente macro tiver, por menor que o objeto seja, ainda será possível ocupar todo enquadramento da imagem.

Em português, isso significa que, uma imagem capturada por lente macro, ao ser vista em uma tela grande, expões detalhes despercebidos do assunto fotografado.

Diagrama com o conceito de ampliação de sensores e lentes de câmeras.

Aliás, no idioma da fotografia, assunto é aquilo do que se trata a fotografia, enquanto objeto é o que está sendo fotografado.

Portanto, uma lente macro possui a capacidade de operar em distâncias de foco bastante curtas, mas capturando imagens nítidas de assuntos bem pequenos.

Fotos macros são bem úteis para capturar detalhes em imagens de comidas.

O surgimento da fotografia digital, por sua vez, expandiu em níveis absurdos o campo da macrofotografia. E é agora, finalmente, que chegamos ao assunto principal. Será possível captar macrofotografias usando o smartphone? Ou melhor, será que existem smartphones com lentes macro?

A resposta para tal pergunta é sim!

Lente macro em smartphones

Basta olhar qualquer análise disponível na internet sobre especificações de smartphones que constataremos uma ênfase no recurso de câmera.

Certamente, isso acontece em decorrência da importância, ou melhor, da forma como as câmeras dos smartphones se tornaram um atributo essencial na hora de comprar um aparelho.

Apple, Samsung, Sony (com a linha Xperia) são algumas das muitas fabricantes de smartphones que divulgam excessivamente os atributos magníficos de suas câmeras.

A competição entre as fabricantes, que podemos incluir o Google (com a câmera exclusiva do Pixel) e a Xiaomi, é necessariamente em torno de quem consegue criar a melhor tecnologia de fotografia para celulares.

Consequentemente, essa batalha acarreta mais lentes aos celulares, como podemos constatar ao observar os modelos mais recentes.

Com isso, após as lentes teleobjetivas, wide range, com tecnologias noturnas, é óbvio que as fabricantes de smartphones querem uma lente macro para chamar de sua.

No entanto, dispositivos mais baratos também estão na busca por uma lente macro, o que resulta em péssimas imagens, que não podem nem ser chamadas macrofotografia. Vide o exemplo abaixo!

Por isso, vamos listar aqui seis smartphones com o recurso, mas funcionando de maneira, minimamente, digna.

Os seis melhores smartphones com lente macro (ou com macrofotografia)

iPhone 13 Pro/Pro Max

lente macro

Os modelos mais caros — portanto, mais robustos — da linha iPhone 13, o Pro e o Pro Max, chegaram em setembro do ano passado com diversas inovações nas tecnologias de foto e vídeo.

Ambos os aparelhos contam com uma lente ultra wide com uma abertura f/1,8 e uma profundidade de campo de 120 graus.

À época do lançamento, a Apple divulgou que o novo design nas lentes do aparelho, bem como o recurso de autofoco no modo Ultra Wide, permitiram algo inédito no iPhone: a macrofotografia.  Confira o vídeo de divulgação do aparelho.

A Apple está tão animada com o recurso que lançou um concurso das melhores fotos tiradas pelo recurso macro que teve início em janeiro deste ano e se encerra hoje (16). Os vencedores do desafio do iPhone serão anunciados em abril.

lente macro
Uma das fotos do concurso da Apple

Galaxy S22 Ultra

A seleção de futebol da holanda na indústria de smartphones é, sem dúvidas, a Samsung. A empresa sul-coreana sempre chega perto da vitória, mas é derrotada pela rival da maçã por poucos segundos.

Eu digo isso porque a nova linha Galaxy S22, que chegou no início deste mês (cinco meses após os novos iPhones) conta com especificações incríveis de câmeras, sobretudo na versão Ultra, assim como os iPhones Pro e Pro Max.

Leia mais: Galaxy S22, Galaxy S22 Plus e Galaxy S22 Ultra são lançados oficialmente

O Galaxy S22 Ultra possui quatro sensores de câmera em sua parte traseira, com recursos incríveis, que poderiam superar a rival. No entanto, como diz o ditado, quem chega primeiro bebe água limpa.

Configurações de câmera do S22

Embora tal afirmação não esteja completamente correta, pois o Galaxy S21 Ultra, já contava com um sensor ultrawide que permitia um modo de fotografia macro.

No entanto, o S22 Ultra possui o mesmo sensor, diferentemente do iPhone, que utiliza um novo.

Galaxy S22: Tudo o que você precisa saber

Enfim, o sensor ultrawide do S22 ultra é o IMX563, com 12 MP e uma abertura de f/2.2, perdendo novamente para o iPhone, mas possibilitando um recurso de macrofotografia que pode ser ativado automaticamente quando a câmera foca em um objeto em curta distância.

Foto macro capturada pelo Galaxy S22 Ultra

Xiaomi Mi 11

Lançado antes dos dois smartphones anteriores, o Mi 11 da Xiaomi, chegou arrebentando a boca do balão com seu conjunto de câmeras.

lente macro
Créditos: Xiaomi

 

É devido a esse conjunto, sobretudo a teleobjetiva, que com seus recursos de ampliação, conseguiu ser considerado o primeiro smartphone com uma lente macro verdadeiramente eficiente.

O Mi 11 permite capturar fotos à distância, devido ao seu zoom que chega até 120x no modo digital, permitindo que objetos fotográficos, como insetos, possam ser registrados sem correr o risco de afetar o assunto, ou ambiente em que ele está inserido.

A qualidade da lente macro do Mi 11 é considerada excelente graças ao modo Super Macro

Leia mais sobre o Mi 11 clicando aqui.

Celulares com lente macro que cabem no seu bolso 

Os próximos aparelhos, devido ao seu preço menor que os listados acima, possuem aberturas maiores. Aliás, todos os últimos três smartphones dessa lista contam com lente macro com abertura f/2,4.

Xiaomi Redmi 9 

lente macro
As configurações de câmera do Redmi Note 9. Créditos: Redmi

Começando pelo Redmi 9, da linha secundária da Xiaomi, temos um aparelho com quatro sensores de câmeras na parte traseira que incluem uma lente macro de 5 MP com abertura f/2,4.

Pelas outras configurações de câmera, assim como a quantidade de megapixels na lente macro, o Redmi 9 é uma boa opção para quem não tem os bolsos tão cheios para adquirir um iPhone 13 Pro Max ou um Galaxy S22 Ultra.

Motorola Moto G9 Plus

lente macro
Créditos: Motorola

Há smartphones melhores que o Moto G9 Plus, mas é melhor listar apenas aparelhos disponíveis em lojas brasileiras pela alta cotação do dólar, que interfere nos preços em compras internacionais.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Voltando ao que interessa, o Moto G9 Plus possui uma câmera com resolução inferior ao Redmi 9, com 2 MP, mas sua lente macro conta com a mesma abertura f/2,4.

Além disso, as configurações de hardware do Moto G9 Plus são dignas de um celular mid-end, o que pode agradar os consumidores que desejam algo de qualidade razoável, mas sem gastar muito.

Foto macro tirada pelo Moto G9.

Galaxy A52

lente macro
As configurações de câmera do A52. Créditos: Samsung

Apesar da zoeira feita com a Samsung no início do texto, devemos ressaltar a principal qualidade da empresa: oferecer celulares medianos para mercados economicamente mais frágeis.

Esse é o papel do Galaxy A52, que conta com a mesma configuração de sua versão 5G, com uma lente macro de 5MP com abertura de f/2.4, portanto, com foco fixo de aproximadamente 4 cm, graças ao sensor GalaxyCore GC5035, da própria Samsung.

Sendo assim, aqui está o meu pedido de desculpas à Samsung, pois a companhia oferece aparelhos com lentes macro a diversos públicos.

Leia mais: Samsung Galaxy A52s 5G é lançado no Brasil

Considerações Finais – O smartphone com a super lente macro 

Diferentemente de outros artigos, as considerações finais deste aqui serão em forma de bônus, apresentando aos entusiastas da fotografia em smartphones o Juggernaut da lente macro.

Anúncio da próxima revolução da macrofotografia em smartphones. Créditos: Tecno

Esse monstro ainda não tem dono, mas terá a primeira lente macro telescópica para smartphone, produzida pela Tecno, fabricante chinesa de smartphones.

Enfim, confira o vídeo abaixo que apresenta a primeira lente macro telescópica da indústria.

Por fim, a empresa chinesa não confirmou uma data exata de lançamento de um smartphone com essa tecnologia, mas afirmou ser ainda neste ano. Então, fique ligado aqui no hardware.com.br para saber mais detalhes sobre essa besta enjaulada que pode aparecer em breve.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X