Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar deste ano

Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar deste ano

Ontem (8) foram divulgados os filmes indicados à principal categoria do Oscar deste ano, a maior premiação da indústria cinematográfica.

O evento será realizado no Dolby Theatre, em Hollywood, no dia 27 de março.

Assim como no ano passado, devido à pandemia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolheu produções majoritariamente lançadas e produzidas por serviços de streaming, como a Netflix, o Disney+, o HBO Max e o Prime Video.

Leia também: Número de assinantes de serviços de streaming ultrapassa a marca de 1 bilhão

Neste ano, com a reabertura dos cinemas, alguns filmes tiveram lançamentos simultâneos, mas, mesmo assim, grande parte dos indicados à principal categoria da premiação estão disponíveis em variadas plataformas.

Enfim, listaremos aqui onde você poderá assistir aos 10 filmes indicados ao prêmio de melhor filme do Oscar 2022.

Ataque dos Cães (2021 – Netflix)

Começando pelo filme com mais indicações, Ataque dos Cães (The Power of the Dog) é um faroeste dirigido por Jane Campion – a primeira mulher a ser indicada duas vezes ao prêmio de Melhor Diretor, embora não tenha vencido em sua primeira indicação – baseado no livro de mesmo nome.

Protagonizado por Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), a trama gira em torno da relação entre os irmãos Phil (Cumberbatch) e George, interpretado por Jesse Plemons (Breaking Bad), que vivem em um rancho no estado de Montana.

Os eventos do filme se desenrolam quando George se casa com Rose, interpretada por Kirsten Dunst, a eterna Mary Jane do Homem-Aranha, causando reações negativas por parte de Phil, que são importantes para o desenvolvimento da trama.

Ataque dos Cães foi lançado em dezembro na Netflix e foi extremamente aclamado, sobretudo pelas atuações, roteiro, direção e fotografia. Além disso, o filme venceu a categoria de “Melhor Filme de Drama” no Globo de Ouro deste ano.

No Oscar deste ano, Ataque dos Cães foi o recordista dentre os filmes indicados

  • Melhor Direção: Jane Campion
  • Melhor Ator: Benedict Cumberbatch
  • Melhor Ator Coadjuvante: Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Kirsten Dunst
  • Melhor Roteiro Adaptado: Jane Campion
  • Melhor Direção de Fotografia: Ari Wegner
  • Melhor Edição: Peter Sciberras
  • Melhor Design de Produção: Grant Major e Amber Richards
  • Melhor Trilha Sonora Original: Jonny Greenwood
  • Melhor Som: Richard Flynn, Robert Mackenzie, Tara Webb

Duna (2021 – HBO Max)

Baseado no livro homonimo de Frank Herbert, Duna é a terceira adaptação da aclamada obra de ficção científica. Com Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), o filme é a primeira parte da jornada de Paul Atreis e sua família no meio de uma guerra no planeta deserto Arrakis.

Com direção e roteiro de Denis Villeneuve, reconhecido pelo seu talento em filmes de ficção científica – que foram indicados em edições anteriores do Oscar (A Chegada, Blade Runner 2047) -, essa adaptação arrancou elogios da crítica e do público, sobretudo pelos elementos visuais e pela sintonia do elenco, que conta com Oscar Isaac, Zendaya, Josh Brolin, Javier Bardem e outros grandes nomes de Hollywood. Duna está disponível para os assinantes do HBO Max.

Em Duna, diferentemente de Ataque dos Cães, os prêmios indicados pelo Oscar são em categorias técnicas, mas o filme mantém o segundo lugar em nomeações

  • Melhor Roteiro Adaptado: Eric Roth, Jon Spaihts e Denis Villeneuve
  • Melhor Trilha Sonora Original: Hans Zimmer
  • Melhor Figurino: Jacqueline West
  • Melhor Efeitos Visuais: Paul Lambert, Tristan Myles, Brian Connor e Gerd Nefzer
  • Melhor Direção de Fotografia: Greig Fraser
  • Melhor Edição: Joe Walker
  • Melhor Design de Produção: Zsuzsanna Sipos e Patrice Vermette
  • Melhor Maquiagem: Jonny Greenwood
  • Melhor Som: Mac Ruth, Mark Mangini, Theo Green, Doug Hemphill e Ron Bartlett

Belfast (2021 – Telecine Play/24 de fevereiro)

A “dramédia” Belfast conta a história de Buddy, um garoto de nove anos vivenciando o período turbulento do final dos anos 1960 na Irlanda do Norte, mas, como toda criança, sem saber a gravidade do momento e passando por situações cotidianas da infância.

No entanto, ao mesmo tempo, os pais de Buddy entram em conflito sobre a decisão de abandonar o país devido aos conflitos entre católicos e protestantes, que atormentam a região em que eles vivem.

O filme é semi-baseado em fatos reais, pois o diretor Kenneth Branagh deixou a Irlanda do Norte com a sua família em 1969 e afirma ser sua obra mais “biográfica”. Outros filmes de Branagh já foram indicados ao Oscar em várias categorias, inclusive o britânico já disputou como melhor ator.

De acordo com o jornal Correio Brasiliense, o filme estará disponível nos canais Telecine, bem como no Telecine Play, no próximo dia 24. 

Outras premiações que Belfast concorre no Oscar deste ano incluem Melhor Diretor, para Kenneth Brannagh, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, para Ciaran Hinds e Judi Dench, Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original e Melhor Som.

Amor, Sublime Amor ( 2021 – Disney Plus/03 de Março)

filmes indicados oscar

Com direção de Steven Spielberg, essa é a segunda adaptação para os cinemas do musical da Broadway de mesmo nome. Estrelado por Ansel Elgort e Rachel Zegler, a trama se passa em 1957, durante o conflito entre duas gangues pelo controle da região oeste de Manhattan.

Em meio às brigas das gangues, o musical é uma versão moderna de Romeu e Julieta, pois o clímax do filme ocorre quando o protagonista se apaixona pela irmã de um membro da gangue rival.

Além da indicação a melhor filme, Amor, Sublime Amor é um marco para Spielberg, pois o cineasta se tornou o primeiro diretor a ser indicado ao prêmio de Melhor Direção em seis décadas consecutivas. Desde 1978, os filmes de Spielberg são indicados ao Oscar.

O musical também disputa nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Som.

King Richard: Criando Campeãs (2021 – HBO Max)

A história das melhores tenistas do mundo, Serena e Venus Williams, é contada nesse filme pela perspectiva do pai das atletas, Richard Williams, interpretado por Will Smith.

A cinebiografia detalha a jornada de Richard e sua esposa Brandy, que esforçaram para treinar suas filhas com o fim de torná-las tenistas profissionais, mesmo convivendo com as dificuldades financeiras atreladas à população afro-americana para se destacar em um esporte dominado por membros da classe alta.

Will Smith recebeu elogios por sua interpretação como pai das tenistas e foi indicado ao prêmio de melhor ator.

King Richard recebeu outras indicações nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Canção Original, composta por Beyoncé.

Não Olhe Para Cima (2021 – Netflix)

Talvez a indicação mais polêmica ao prêmio de Melhor Filme no Oscar deste ano seja Não Olhe Para Cima.

A satírica comédia dirigida por Adam McKay (A Grande Aposta) conta a história de dois astrônomos, vividos por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, que tentam alertar a humanidade sobre um cometa que irá destruir o planeta.

Com recepções negativas devido ao tom exagerado ao abordar temas como política, mídia, mudança climática e redes sociais, a indicação de Não Olhe Para Cima foi uma surpresa tanto para o público quanto para a imprensa especializada.

Além disso, o filme recebeu indicações de Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original.

Drive My Car (Mubi)

filmes indicados oscar

Após o enorme sucesso de Parasita, a Academia passou a enxergar o cinema asiático de outra forma e Drive My Car é um reflexo disso. O filme japonês é dirigido por Ryusuke Hamaguchi baseado em um romance de mesmo nome, abordando a jornada de um ator viúvo que busca um motorista e acaba empregando uma jovem de 20 anos para a função.

Com isso, os dois personagens desenvolvem uma relação bem especial no decorrer do filme, que aborda temas como luto, remorso e aceitação.

Aclamado internacionalmente, Drive My Car disputará nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado.

Ontem (8), o serviço de streaming de filmes Mubi anunciou que, em breve, Drive My Car estará disponível no Brasil.

No Ritmo do Coração (2021 – Prime Video)

filmes indicados oscar

Embora não seja uma produção original do Amazon Prime Video, no Ritmo do Coração (ou CODA) é o segundo filme disponível na plataforma indicado ao Oscar que aborda o tema de deficiência auditiva. O primeiro foi o Som do Silêncio, que concorreu no ano passado.

No Ritmo do Coração possui uma ambientação bem mais leve e conta a história de Ruby, única filha de um casal de deficientes auditivos — seu irmão também possui a deficiência —, que ajuda sua família em sua empresa de pesca e, ao mesmo tempo precisa lidar com o fim do ensino médio.

A protagonista pretende tocar os negócios da família após se formar, mas a descoberta do seu talento musical  faz com que ela entre em conflito sobre o seu futuro.

Além de melhor filme, No Ritmo do Coração foi indicado às categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

Licorice Pizza (Apenas nos cinemas)

filmes indicados oscar

Do aclamado diretor Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), Licorice Pizza se passa na década de 1970 e narra a história de um adolescente aspirante a ator que conhece uma moça mais velha e embarca em uma jornada que envolve, até mesmo, candidaturas políticas.

Segundo o diretor, Licorice Pizza é uma obra que evoca memórias da sua infância, durante uma época em que a Califórnia era o hub da liberdade social, servindo como ambiente para uma história de amor que se desenvolve entre altos e baixos.

Com Licorice Pizza, Paul Thomas Anderson disputa o prêmio de Melhor Diretor pela terceira vez, além de Melhor Roteiro Original.

O Beco do Pesadelo (2021 – HBO Max/março)

O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro (A Forma da Água) será lançado no HBO Max 45 dias após sua estreia nos cinemas, ou seja, em algum momento no mês de março.

O filme é baseado no livro de mesmo nome de 1947 e é um suspense neo-noir estrelado por Bradley Cooper, que interpreta um artista de circo cuja aspiração é ficar rico às custas de suas apresentações ilusionistas a membros da elite de Nova York.

Com isso, ele acaba entrando em uma perigosa empreitada ao lado de um psiquiatra para realizar um golpe que pode gerar consequências graves à vida do ilusionista, pois o seu obscuro passado pode vir à tona.

Desta vez, O Beco do Pesadelo não rendeu a Del Toro uma indicação ao prêmio de melhor direção, mas concorre nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Design de produção.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X