Um dos últimos movimentos de Brian Krzanich, como CEO da Intel, foi confirmar que a gigante de Santa Clara retornaria ao mercado de placas de vídeo. Essa informação aos poucos está ganhando cada vez mais divulgação. Recentemente a companhia divulgou no Twitter um teaser sobre essa placa que será lançada em 2020.
A primeira vez que a Intel embarcou nesse segmento foi em janeiro de 1998, com a Intel 740. Esse modelo era baseado em um barramento AGP tinha 4 MB de memória SDR (64-bit) que rodava com o clock efetivo de 100 MHz. O clock da GPU era de 66 MHz e única saída de vídeo era a VGA.
Já nessa nova aposta, a placa teria codinome Artic Sound. Embora muito se comente que ela irá se concentrar em aplicações profissionais é bem provável que também seja lançada uma versão para o público gamer.
Com base na no take da silhueta placa que aparece no vídeo fica claro que ela é baseada no barramento PCI-E X16, ocupando dois slots no gabinete, e com apenas um fan para o resfriamento. Similar ao design aplicado na clássica AMD 290x, ou até dos processadores Xeon Phi, que remetem a estrutura de uma placa de vídeo.
Para voltar com força total ao mercado de GPUs dedicadas a Intel fez contratações importantes. O grande nome é o Raja Koduri, ex-chefe da divisão Radeon Technologies Group (AMD). Na Intel ele é o responsável pela divisão “Núcleos e Computação Visual”. Esse novo setor irá expandir a participação da Intel no mercado de soluções de gráfico integrado.
Também estão no time Chris Hook e Jim Keller. Hook atuava na AMD como era o diretor de marketing da divisão Radeon Technologies Group da AMD, enquanto Keller foi o principal responsável pelo desenvolvimento da microarquitetura Zen.
Confira abaixo algumas capturas de tela da placa da Intel retiradas do teaser: