Intel confirma que irá lançar placa de vídeo dedicada em 2020

Intel confirma que irá lançar placa de vídeo dedicada em 2020

Com a popularidade de seus processadores a Intel conta com uma enorme participação no mercado de chips gráficos, já que muitos usuários não possuem uma placa de vídeo dedicada, e acabam utilizando para jogar ou realizar tarefas a própria iGPU, o chip gráfico integrado ao CPU. Porém a gigante de Santa Clara também está buscando o mercado de GPUs dedicadas, e após uma série de rumores foi confirmado que em 2020 a Intel lançará novamente um chip gráfico dedicado.

Conforme explicamos aqui essa não é a primeira investida da Intel no segmento de GPUs dedicadas. A primeira placa de vídeo Intel foi a Intel 740, lançada em janeiro de 1998. Esse modelo baseado em um barramento AGP tinha 4 MB de memória SDR (64-bit) que rodava com o clock efetivo de 100 MHz. O clock da GPU era de 66 MHz e única saída de vídeo era a VGA. 

Porém esse novo chip gráfico dedicado da Intel, codinome Artic Sound, não seguirá na mesma toada das iGPUs, integradas aos chips destinados ao consumidor final. Brian Krzanich, CEO da Intel, confirmou para analistas de mercado que essa placa será direcionada ao mercado de alta performance (HPC), e inteligência artificial. 

Naturalmente a Intel poderá ampliar o escopo de atuação, oferecendo opções de placas também para os gamers, concorrendo com a NVIDIA, com a sua linha GeForce, e AMD com as placas Radeon. No campo das GPUs para o mercado corporativo, a Intel também irá rivalizar com NVIDIA e AMD, mas em linhas diferentes, enfrentando as Quadro, Tesla e Radeon Pro.

Grande parte do know-how que a Intel está aplicando no desenvolvimento de suas novas placas de vídeo dedicada é “by AMD”, já que a gigante de Santa Clara contratou nomes importantes da sua concorrente: Raja Koduri, Chris Hook e Jim Keller.

Raja Koduri

Koduri é o ex-chefe da divisão Radeon Technologies Group, que na Intel é o responsável por divisão “Núcleos e Computação Visual”. Esse novo setor irá expandir a participação e poder de fogo da Intel no mercado de soluções de gráfico integrado.

Hook atuava na AMD como era o diretor de marketing da divisão Radeon Technologies Group da AMD, enquanto Keller foi o principal responsável pelo desenvolvimento da microarquitetura Zen.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X