BlueSky recebe migração do X e já enfrenta desafios com os perfis falsos

BlueSky recebe migração do X e já enfrenta desafios com os perfis falsos

Nos últimos dias, a internet brasileira assistiu a uma migração em massa de usuários do X, antigo Twitter, para o BlueSky, depois do bloqueio da rede social de Elon Musk no país. Esse movimento foi impulsionado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o acesso ao X em território nacional, em resposta à recusa de Musk em cumprir ordens judiciais.

A situação acabou fazendo com que onda de novos usuários brasileiros surgisse no BlueSky, que é conhecido como o “sucessor espiritual” do Twitter, principalmente porque conta com uma interface bem parecida, além do fato de ter sido criado por Jack Dorsey, um dos fundadores originais do Twitter. E, com a migração, vieram também os perfis falsos.

Leia também:

Quem acessar o X/Twitter via VPN pode ganhar uma multa de R$ 50 mil
Bloqueio do X no Brasil já foi iniciado

Bloqueio do X e a ascensão do BlueSky nos últimos dias

BlueSky

O bloqueio do X no Brasil, ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, aconteceu depois que o bilionário Elon Musk se recusou a cumprir diversas ordens judiciais relacionadas à remoção de perfis falsos e disseminadores de notícias falsas e desinformação na plataforma.

A decisão de bloquear a plataforma foi feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que entrou em contato com as operadoras de telecomunicações brasileiras para impedir o acesso aos domínios x.com e twitter.com.

Apesar das dificuldades técnicas enfrentadas por algumas operadoras menores, que ainda permitem o acesso ao X em determinadas regiões, a maioria das operadores já cumpriu com o pedido, e com isso muitos brasileiros procuraram por outra alternativa para manter a sua presença nesse tipo de rede social.

O BlueSky, que já era uma opção popular entre os usuários que buscavam uma plataforma semelhante ao Twitter, tornou-se o principal destino para os “órfãos” do X. Lembrando que assim que o Twitter foi comprado por Elon Musk e muitas mudanças foram feitas por lá, isso já tinha acontecido também.

Agora, em um período de apenas três dias, a rede social anunciou ter ganho 1 milhão de novos usuários, com a maioria deles sendo brasileiros. Em uma publicação oficial na plataforma, o BlueSky brincou com a situação, afirmando que “agora este é um aplicativo brasileiro”, uma indicação clara do aumento significativo da presença brasileira na plataforma.

wow… welcome to the ONE MILLION new users in the last three days!!! 🎉uau… bem-vindos ao UM MILHÃO de novos usuários nos últimos três dias!!! 🎉

Bluesky (@bsky.app) 2024-08-31T21:21:33.341Z

O desafio dos perfis falsos e a resposta do STF

Mas, obviamente, com esse crescimento explosivo de novos usuários, o BlueSky também acabou tendo que enfrentar problemas que antes eram predominantes no X. Entre esses desafios estão principalmente os perfis falsos.

Logo nos primeiros dias já surgiram diversas contas falsas se passando pela próprio Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo postagens com desinformação para que o público associasse essas “notícias” à Suprema Corte. Alguns deles, por exemplo, começaram a disseminar falsas alegações de que o Partido dos Trabalhadores (PT) estaria sendo investigado por utilizar o X durante o bloqueio.

Diante dessa nova onda de desinformação, o STF já solicitou a remoção dessas contas falsas que estavam se passando pela própria Corte no BlueSky e espalhando notícias falsas. Por enquanto o pedido não foi uma ordem judicial, mas sim uma solicitação administrativa feita diretamente para a plataforma, uma vez que o BlueSky tem se mostrado disposto a cooperar com a Justiça brasileira nesse caso, mesmo ainda não sendo legalmente obrigado a cumprir as solicitações.

Hoje a primeira turma do STF está se reunindo para julgar a decisão de Alexandre de Moraes sobre a suspensão do X. A decisão foi enviada pelo ministro e será analisada em uma sessão virtual extraordinária que vai ter a duração de 24 horas.

Fonte: BlueSky

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X