Bloqueio do X no Brasil já foi iniciado

Bloqueio do X no Brasil já foi iniciado

A rede social X, de Elon Musk, foi oficialmente bloqueada no Brasil neste sábado (31). A plataforma, notificada na quarta-feira (28) pelo STF para apresentar um representante legal no Brasil num prazo de 24 horas, descumpriu a decisão, ocasionando a suspensão temporária do serviço.


Após a divulgação do ofício, Musk publicou provocações ao Alexandre de Moraes em sua conta no X, inclusive uma imagem, gerada por inteligência artificial, que representaria o ministro preso.

 

O teor das postagens já indicavam que Musk não apresentaria o representante legal do X , gerando o bloqueio da plataforma no país que detém mais de 22 milhões de usuários no Brasil. A plataforma também se pronunciou oficialmente em nota, reafirmando que não acataria a decisão e aguardaria o bloqueio da rede.

O bloqueio ocorre de maneira gradual

Assim como em outros casos de bloqueios de plataformas no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações no Brasil), com base numa ordem judicial por meio eletrônico, tem a responsabilidade de acompanhar, junto aos maiores provedores de serviço de internet (ISPs), o cumprimento da decisão, resultando na suspensão dos serviços do X no país.

Segundo a Anatel, dado o número de operadoras no Brasil, mais de 20 mil, o tempo para que a suspensão seja total irá variar, mas uma parcela de usuários já não está mais conseguindo acessar a plataforma. Segundo a agência reguladora, o bloqueio total será concluído até domingo (2).

Com o bloqueio, os provedores deixam de atender as requisições para entregar o endereço IP associado ao domínio da rede social, negando o acesso ao site. Reconfigurações de rota de tráfego, bloqueio dos servidores DNS, assim como filtros que impedem acesso ao site, também podem ser aplicados.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X