O grande tópico da semana passada foi nada mais nada menos do que a WWDC 2024, que foi o palco das últimas novidades da Apple. Dentre os principais destaques podemos citar as atualizações para o macOS Sequoia, iOS 18, iPadOS 18, além de novidades em jogos para macOS.
Porém, a estrela do evento foi a integração do ChatGPT pela Apple, batizada de Apple Intelligence. Mark Gurman, conhecido jornalista da Bloomberg, informou que, apesar da parceria com a OpenAI, não haverá intercâmbio financeiro imediato entre as empresas.
Leia também
Apple pretende lançar iPhone, Apple Watch e iPads mais finos
Microsoft está preocupada com possível acordo entre Apple e OpenAI
Parceria “caracu”?
Segundo fontes de Gurman, não se prevê lucros significativos a curto prazo. A colaboração marca uma troca de favores: a OpenAI ganha visibilidade ao incorporar seu chatbot nos dispositivos Apple de ponta, enquanto a Apple avança ao incluir um assistente de IA robusto em seus produtos.
A Apple Intelligence, desenvolvida internamente, processa toda a inteligência artificial no próprio dispositivo. Os chatbots atuarão como auxiliares, semelhantes ao Google, respondendo a consultas dos usuários. O ChatGPT será gratuito nos dispositivos Apple, mas haverá a opção de conectar contas pagas para funcionalidades extras. No entanto, os detalhes de como usar o ChatGPT Plus nos iPhones ainda não foram divulgados.
A OpenAI, que depende de servidores Microsoft para o chatbot na nuvem, enfrentará custos crescentes à medida que mais usuários aderirem ao serviço. Ou seja, na prática, a OpenAI estará pagando para integrar o ChatGPT nos dispositivos da Maçã. A conversão de usuários gratuitos em assinantes do ChatGPT Plus parece ser a estratégia para rentabilizar essa parceria.
Parcerias entre grandes empresas não costumam envolver permuta
Fiquei realmente surpreso ao saber desta notícia. Geralmente parcerias entre grandes empresas costumam envolver cifras astronômicas. Tome como exemplo a parceria entre Google e Apple. Só para ter o seu buscador como padrão nos dispositivos da Maçã, o Google paga algo em torno de US$ 20 bilhões para a Apple. Então eu imaginei que para usar o ChatGPT nos iPhones a Apple pagaria uma quantia significativa para a OpenAI. Não foi o caso.
A parceria é usando o bom e velho modelo de permuta. Sam Altman até parece com um designer iniciante que, em troca de exposição e indicações, faz trabalhos de graça para seus primeiros clientes. É, parece que o Sr. Altman não é tão esperto quanto parece, foi emgambelado direitinho pelo Tim Cook, que é muito mais macaco velho que ele no mundo dos negócios.
Este é só o começo para os chatbots da Apple. Mais informações sobre o iOS 18 e a Apple Intelligence serão reveladas no evento de setembro da empresa, ocasião em que também se espera o lançamento do iPhone 16.
Deixe seu comentário