Toda a repercussão que a polêmica da franquia de dados para internet fixa está gerando acabou criando um “efeito dominó” em relação aos envolvidos com essa decisão, já que as operadoras começaram a repensar se realmente irão enveredar por esse método de cobrança, e a própria Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que se posicionou favorável as operadoras, está recuando.
A agência divulgou agora pouco que a implementação da franquia de dados para internet fixa está proibida por tempo indeterminado. Essa proibição de acordo com o post no Facebook da agência foi decidida pelo Conselho Diretor da Anatel, por meio de circuito deliberativo proposto por João Rezende, o polêmico presidente da Anatel, que criticou os usuários de jogos online devido ao consumo de banda.
Site da Anatel sofre ataque DDoS
A proibição ainda não é definitiva, e estará em curso para que o tema seja examinado com base das manifestações recebidas pelo orgão regulador. Por enquanto nenhuma operadora está autorizada a reduzir a velocidade, suspender ou cobrar tráfego excedente dos consumidores que por ventura ultrapassem toda a franquia contratada.
Confira abaixo o comunicado oficial: