As novas placas de vídeo da AMD, a linha Radeon RX 5700, não suportam de forma nativa a tecnologia CrossFire que, assim como o SLI/NV-Link, se tornaram referência quando o assunto é integração entre GPUs. A decisão de deixar de lado essa possibilidade é reflexo do próprio mercado, o uso de mais de uma placa de vídeo no computador visando o uso em games sempre foi um nicho, bem mais pautado na “ostentação” do que em reais ganhos de performance.,
O reconhecimento desse pareamento entre as novas placas de AMD ainda é possível, mas agora a responsabilidade fica com os desenvolvedores, que podem habilitar através do modo Explicit Multi-GPU (no caso da API DirectX 12) ou o Explicit Multi Adapter (para a API Vulkan). o suporte em APIs anteriores – DX11, DX9 e OpenGL, não será mantido.
![AMD: menos de 1% das pessoas fazem uso de configurações multi-GPU 1 Radeon RX 5700 XT](https://www.hardware.com.br/filters:format:(jpeg)/@/static/wp/2019/07/12/RADEO.jpg)
Em entrevista ao site PCGamesN, o diretor de marketing global de jogos da AMD, Sasa Marinkovic, explicou que os números mais recentes mostram que meno de 1% dos usuários estão usando uma configuração multi-GPU porque, obviamente, uma única GPU tem desempenho muito melhor quando comparado com configurações com várias placas.
Se no passado o uso de multi-GPUs era um artigo de luxo, hoje em dia isso é ainda mais evidente. A NVIDIA, com o atual NVLink, continua oferecendo aos seus clientes essa integração entre placas, no entanto, em modelos altamente selecionados. Entre suas novas VGAs, apenas a RTX 2080 Ti, RTX 2080, RTX 2080 Super e RTX 2070 Super oferecem suporte.
Você também deve ler!
Contra-ataque às RTX Super: AMD reduz o preço das placas RX 5700
NVIDIA e ARM firmam parceria em prol da evolução dos supercomputadores