Placas AMD Radeon RX 5700 não suportam CrossFire

Placas AMD Radeon RX 5700 não suportam CrossFire

Em 2017 a AMD declarou que nos anos seguintes não daria tanta atenção para a sua tecnologia multi-GPU, a CrossFire, que permite a combinação de placas de vídeo, a união de chips gráficos para tentar alavancar a performance. Com sua nova série, a RX 5700, que chegou ontem (07) ao mercado, ficou claro que gigante de Sunnyvale quer definitivamente passar essa responsabilidade para os desenvolvedores.

É possível parear as placas da série RX 5700 apenas em alguns jogos que usam a tecnologia Explicit Multi-GPU (no caso do API DirectX 12) ou o Explicit Multi Adapter (para o Vulkan API). A responsabilidade por sua implementação depende inteiramente dos desenvolvedores de dos títulos.

RX 5700

Isso significa que a integração nativa entre placas, um reconhecimento baseado em uma tecnologia da própria AMD, não está disponível na série RX 5700. Caso você instale duas placas Radeon RX 5700 XT ou Radeon RX 5700 em uma placa-mãe X570, a opção de habilitar a tecnologia CrossFire não estará disponível no Radeon Software.

Diferentemente da NVIDIA, a AMD não utiliza um conector físico na placa para a interconexão de placas que suportam o CrossFire. Todo o processo é realizado diretamente no barramento PCIe. A NVIDIA continua apostando em sua tecnologia proprietária para uso de multi-GPUs, o NVLink, uma versão turbinada do clássico SLI. Sua placa mais recente a oferecer suporte é a RTX 2070 Super.

Com a eliminação do CrossFire, e esse suporte multi-GPU mantido de forma parcial pelos desenvolvedores, com base nas APIs DirectX 12 e Vulkan, o suporte em APIs anteriores – DX11, DX9 e OpenGL, não será mantido.

“As GPUs da Radeon Série RX 5700 suportam o CrossFire no modo multi-GPU ‘explícito’ ao rodar um jogo DX12 ou Vulkan que suporta múltiplas GPUs. O modo ‘implícito’ mais antigo, usado por títulos, DX9 / 11 / OpenGL não é suportado.”– declarou a AMD, em comunicado enviado ao site TechPowerUp.

Há então essa distinção: modo GPU explicito – DirectX 12 e Vulkan / modo GPU implícito – DX11, DX9 e OpenGL. A última linha de placas de vídeo a oferecer suporte ao CrosssFire foi a RX 500, lançada em 2017.

 

Você também deve ler!

AMD anuncia Radeon Pro WX 3200, placa voltada para aplicações CAD

Atualização do Windows 10 aumenta o desempenho dos processadores AMD Ryzen

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X