NVIDIA e ARM firmam parceria em prol da evolução dos supercomputadores

NVIDIA e ARM firmam parceria em prol da evolução dos supercomputadores

A NVIDIA anunciou que disponibilizará até o final do ano sua stack completa de software de IA e HPC, responsáveis por acelera mais de 600 aplicativos de HPC e todas as estruturas de IA, para o ecossistema ARM. O stack inclui todas as bibliotecas NVIDIA CUDA-X AI e HPC, estruturas de IA aceleradas por GPU e ferramentas de desenvolvimento de software, como compiladores PGI com suporte para OpenACC e criadores de perfil.

Com essa confirmação, a NVIDIA contemplará as principais arquiteturas de CPU: Power da IBM, x86 da Intel e ARM, da ARM  Holdings. Essa iniciativa é um olhar para o futuro dos supercomputadores exascalse, que ultrapassarão a barreira atual dos teraflops. Um dos primeiros supercomputadores enquadrados nessa categoria é o Frontier, uma parceria entre a AMD e a Cray. O projeto, encomendado pelo Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos, deve ser concluído em 2021. Seu poder computacional será de impressionantes 1,5 exaflops.

NVIDIA

“Os supercomputadores são os instrumentos essenciais da descoberta científica e a obtenção de supercomputação de exoescala aumentará drasticamente a fronteira do conhecimento humano”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “À medida que a escala de computação tradicional terminar, a energia limitará todos os supercomputadores. A combinação da computação acelerada com a CUDA da NVIDIA e da arquitetura de CPU com eficiência energética da ARM proporcionará à comunidade de HPC um impulso para a exoescala.

“A ARM está trabalhando com nosso ecossistema para oferecer ganhos de desempenho de computação sem precedentes e recursos de classe exoescala para SoCs baseados em ARM”, diz Simon Segars, CEO da ARM. “Colaborar com a NVIDIA para levar a aceleração CUDA à arquitetura ARM é um marco importante para a comunidade HPC, que já está implantando a tecnologia ARM para abordar alguns dos desafios de pesquisa mais complexos do mundo, completou o executivo.

De acordo com a lista GREEN500 divulgada nesta segunda-feira (17/6), a tecnologia da NVIDIA impulsiona 22 dos 25 supercomputadores mais eficientes em termos de energia. A companhia destaca que os principais fatores que tornam isso possível são:

  • Capacidade dos supercomputadores com GPUs NVIDIA de desviar trabalhos de processamento intenso para GPUs CUDA de processamento paralelo com maior eficiência energética
  • Colaboração da NVIDIA com a Mellanox para otimizar o processamento em todos os clusters de supercomputação e a invenção da NVIDIA de pacotes SXM 3D de Tecnologia de interconexão NVIDIA NVLink, que possibilita nós de escalabilidade extremamente densos.

Atualmente o único supercomputador com ARM no Top 500 é o Astra – Apollo 70, ele ocupa a 156º posição. O suporte da NVIDIA para sistemas HPC baseados na arquitetura ARM é desenvolvido com base em mais de 10 anos de colaboração. “A NVIDIA usa a ARM para vários de seus sistemas em produtos de chips disponíveis para games portáteis, veículos autônomos, robótica e computação de IA incorporada”, destaca a companhia em comunicado.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X