Alan Wake 2 e Assassin’s Creed Shadows serão executados em 846p no PlayStation 5 Pro

Alan Wake 2 e Assassin’s Creed Shadows serão executados em 846p no PlayStation 5 Pro

O PlayStation 5 Pro vai trazer melhorias visuais e de desempenho para os jogos mesmo sem atualizações, embora alguns jogos se beneficiem mais do que outros das especificações aprimoradas do console.

Leia também
PSSR será determinante para que PS5 Pro alcance a resolução 4K, revela Digital Foundry
O alto preço do PS5 Pro confirma que a Sony é a “Apple dos videogames”?

Jogos first-party se beneficiam mais

The Last of Us Part II Digital Deluxe Edition

No último episódio de seu podcast semanal, que atualmente está disponível apenas para os apoiadores do Patreon, os especialistas em tecnologia da Digital Foundry analisaram uma versão de alta qualidade do vídeo de anúncio do console, revelando alguns detalhes interessantes sobre cada um dos jogos mostrados, conforme relatado no X/Twitter por @JMaine518.

Jogos first-party como The Last of Us Part 2 e Ratchet & Clank: Rift Apart apresentam maior qualidade de imagem e desempenho mais estável graças ao escalador PlayStation Spectral Super Resolution.

Outro jogo first-party, Horizon Forbidden West, roda com mais detalhes, mas a resolução não parecia ser 4K, então provavelmente não estava usando PSSR. Falando sobre Gran Turismo 7, a Digital Foundry revelou como o jogo roda em uma resolução mais baixa (1188p) do que no modelo base, escalado para 4K com PSSR no PS5 Pro e em 4K nativo sem ray tracing.

E quanto aos jogos third-party?

Assassin's Creed Shadows para PS5, PC, Xbox X/S e mais! | Ubisoft (BR)

Quando se trata de jogos third-party rodando no PlayStation 5 Pro, parece que o aumento de potência do console não é suficiente para lidar com a baixa resolução base em que alguns desses jogos rodam.

Alan Wake 2, por exemplo, nos dois modos mostrados, visando 60 e 30 FPS respectivamente, roda nas mesmas resoluções que no modelo base, 846p e 1260p, embora o PSSR seja presumivelmente usado no lugar do AMD FSR 2. O modo de 30 FPS também pode apresentar ray tracing, enquanto o modo de 60 FPS apresenta reflexos de espaço de tela.

Hogwarts Legacy é um avanço em relação ao modelo base, apresentando reflexos com ray tracing e possivelmente até sombras com ray tracing misturadas com reflexos de espaço de tela. Curiosamente, um jogo que poderia ver uma melhoria de desempenho massiva no PlayStation 5 Pro é Dragon’s Dogma 2, que parecia estar rodando a 60 FPS, possivelmente com PSSR.

Assassin’s Creed Shadows também parecia rodar a 60 FPS, mas em uma resolução baixa de 846p, presumivelmente escalada para uma resolução mais alta usando PSSR.

A julgar por essa análise inicial, realmente parece que o escalador de upscaling PlayStation Spectral Super Resolution será o “game changer“, ou seja, a virada de chava que a Digital Foundry acredita que será. Os outros dois pilares do PlayStation 5 Pro, embora importantes, parecem não ter o mesmo impacto que o escalador de upscaling baseado em inteligência artificial.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X