Para saber como os brasileiros se relacionam com telejornais, novelas, TV e outros dispositivos, a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo – conduziu a pesquisa inédita “Audiência – O que o brasileiro assiste e por quê“. Foram mais de 1900 respostas válidas, por meio de painel digital, em Janeiro de 2023.
Segundo a pesquisa, a TV é a tela preferida dos brasileiros para consumo dos conteúdos de interesse. Segundo o levantamento da Hibou, a TV aparece com 92% da preferência. Os celulares aparecem em segundo lugar, com 55%, com uma distância grande entre as preferências, pelos computadores (14%) e os tablets (4%).
“Sabemos que existem diferentes gostos e hábitos relacionados ao consumo de conteúdos. Seja por lazer ou para manter-se informado, o brasileiro gosta de se entreter e os streamings vieram ampliar esse hábito. Tal comportamento foi facilitado pelo amplo acesso à internet, além do poder de consumo de diferentes dispositivos pelos quais é possível assistir a séries, filmes, novelas, ou ainda acessar o jornal do dia anterior, por exemplo”, observa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sósia da Hibou.
Como o acesso às funções smart da TV estão cada vez mais enraizadas no cotidiano de uma grande parcela dos brasileiros, aplicações, como o Youtube, acabam sendo uma grande fonte de consumo também na tela grande, não apenas nos smartphones. O Youtube figura como a principal fonte de notícias para os brasileiros.
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Pelo fator mobilidade e também por terem se transformado em verdadeiras ferramentas de trabalho, os smartphones lideram quando falamos da interação na maior parte do dia. Segundo dados de outra levantmento da Hibou, divulgado em novembro do ano passado, 56% dos brasileiros não ficam longe dos smartphones mais de 1 hora. Entre as atividades realizadas com o celular, o acesso as redes sociais é o mais utilizado por 89% dos brasileiros.