63,2% dos gamers brasileiros consomem conteúdo de eSports, revela pesquisa

63,2% dos gamers brasileiros consomem conteúdo de eSports, revela pesquisa

Os esportes eletrônicos já fazem parte da rotina da maioria dos gamers brasileiros. Dados do painel “eSports” da Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB 2022), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, mostram que 63,2% dos jogadores acompanham ou assistem a modalidade. 

Além do consumo, outro destaque que o novo levantamento traz é a popularidade dos eSports entre os jogadores: o estudo aponta que 81,2% já ouviram falar de esportes eletrônicos, número 16,9 pontos percentuais maior em relação aos dados da PGB 2021.

“Definitivamente os eSports vêm ganhando mais espaço na rotina dos gamers brasileiros, se tornando um entretenimento cada vez mais conhecido. Os números indicam que, apesar do período de pandemia ter aumentado a visibilidade da modalidade no ano passado, o que pode ser atribuído pelo isolamento social, os esportes eletrônicos continuam a atrair a atenção dos jogadores, mesmo após o término das medidas restritivas”, avalia Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.

Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2022 também mostra dados que contextualizam melhor como os eSports estão inseridos no cotidiano do público: 24,9% assistem a conteúdos relacionados ao esportes eletrônicos ao menos duas vezes por semana; 21,9% veem três dias por semana enquanto 17,6% fãs consomem este tipo de conteúdo diariamente. Muitas transmissões e fases importantes de competições são realizadas em finais de semana, o que pode ser indicativo do maior número de pessoas assistindo ao menos duas vezes a cada sete dias.

 

A maioria dos espectadores (40,5%) costuma passar de uma a três horas por semana assistindo ou acessando conteúdos dos times, jogadores e competições. As plataformas preferidas para acompanhar as transmissões à distância são o YouTube (72,8%), Instagram (36,0%) e o canal de TV fechada SporTV (34,5%).

Veículos especializados em conteúdo de eSports são a principal fonte de informações do público que busca notícias sobre o cenário: 72,4% dos entrevistados acessam principalmente canais com expertise no assunto para se atualizarem sobre as competições, enquanto 33,5% informam-se através dos canais dos times e atletas.

Por fim, além de conhecer e acompanhar a modalidade, 48,7% dos gamers que consomem eSports também praticam algum tipo de esporte eletrônico, aponta o relatório.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X