10h35 é a média que o brasileiro fica diariamente nas redes sociais, aponta pesquisa

10h35 é a média que o brasileiro fica diariamente nas redes sociais, aponta pesquisa

Da hora que acordamos até a hora de dormir, estamos conectados. Mais precisamente entramos online as 8h33 da manhã e saímos às 22h13, esses são os dados apontados por uma pesquisa da NordVPN, serviço popular de VPN, sobre o tempo e os hábitos dos brasileiros na internet.

Das 91 horas semanais conectadas aferidas pela NordVPN, 10h35 os brasileiros estão online acessando as redes sociais como TikTok, Facebook e Instagram, produzindo conteúdo e interagindo com outros usuários.

Não obstante, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com 150 milhões de usuários, ficando atrás apenas das Filipinas e Colômbia, conforme aponta os dados levantados na Hootsuite e WeAreSocial.

Essa ‘hiperconectividade’ acontece graças a difusão da tecnologia no país: mais de 81% da população tem acesso à internet, conforme aponta a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

Ao passar tanto tempo online interagindo com amigos, marcas e tantas outras atividades que as redes sociais nos proporciona, isso abre oportunidades para ameaças virtuais. Ao navegar, deixa-se rastros em forma de dados, além de informações pessoais, como localização, data de nascimento e muitas vezes número do cartão de crédito, além dos ‘likes’ e ‘dislikes’, o que direciona anúncios e conteúdo a partir das interações. Aceitando os ‘Termos e condições’ das redes sociais, os usuários passam essas informações sem perceber.

Além disso, há a questão da privacidade na internet já avançou muito com a criação e implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas ainda é preciso cautela ao expor as informações e dados.

“As redes sociais são ótimas para manter contato com seus amigos. No entanto, publicamos regularmente toneladas de dados pessoais que podem ser usados contra nós e causar pesadelos de privacidade”, afirma Daniel Markuson, especialista em cibersegurança privacidade digital da NordVPN.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X