Selo PS5 Pro Enhanced: esses seriam os requisitos que os games terão que cumprir

Selo PS5 Pro Enhanced: esses seriam os requisitos que os games terão que cumprir

Enquanto a Sony segue investigando quais seriam os responsáveis pelo vazamento de informações relacionadas ao PS5 Pro, mais detalhes sobre o novo console seguem aparecendo. A bola da vez seriam os requisitos para que os games recebam um selo que seria intitulado PS5 Pro Enhanced.

Esse selo seria uma chancela para indicar o que precisará ser cumprido pelos jogos que serão categorizados como uma versão melhorada para o PS5 Pro. Obviamente, o novo console rodará os games que foram desenvolvidos pensado no PS5 base, e, com um novo hardware superior à primeira versão do console, os gamers poderão rodar novamente esses títulos sob uma nova abordagem técnica. Algo que faça valer o investimento numa outra plataforma.

As informações sobre os requisitos mínimos para esse selo foram obtidos pelo site Inside Gaming, que também foi o responsável por divulgar aquelas que seriam os requisitos de hardware do novo console, com destaque para uma tecnologia de upscalling chamada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution). Comentamos sobre os principais pontos das especificações nesse vídeo.

Para que os games sejam categorizados como PS5 Pro Enhanced seria necessário cumprir os seguintes pontos:

  • Upscale para 4K, utilizando a tecnologia PSSR;
  • 60 FPS constantes
  • Adição ou aprimoramento de Ray Tracing

Portanto, dando continuidade ao que já se comentava, a tecnologia de upscalling pensada exatamente no PS5 Pro deve ser um pilar da Sony. Não somente do ponto de vista da comunicação, mas também como embasamento técnico dos desenvolvedores.

O sempre percorrido limiar dos 60 quadros por segundo também está em evidência. Esse trunfo também é um elemento que atrai muitos jogadores. A possibilidade de rodar games nessa taxa de quadros. E o terceiro ponto é a questão do Ray Tracing. A adição em jogos que não contavam com o recurso, ou o aprimoramento em títulos que já fazem uso do traçado de raios em tempo real.

Você também deve ler!

Console de meia geração: upgrade realmente necessário ou artifício de marketing?

Segundo o que circula sobre as specs do PS5 Pro, o console teria um avanço entre 2x e 3x no quesito Ray Tracing, quando comparado ao PS5 Base. Em alguns casos, esse salto seria de até 4x.

Embora, para muitos, a discussão sobre o hardware do PS5 Pro esteja mais ligada aos números como, por exemplo, o salto de teraflops que a GPU entregará quando comparada ao PS5 Base, o console parece estar calcado numa alternativa da Sony ao que a NVIDIA faz com o DLSS. Lidando não somente com upscalling, mas até mesmo com geração de quadros.

Também veremos se a Sony irá certificar os jogos que cumprirem estritamente os requisitos descritos acima, ou também aqueles que entreguem parcialmente uma evolução, como um ligeiro aumento de resolução ou framerate.

Quando o PS5 Pro será lançado?

A Sony ainda não confirmou publicamente a existência do console. No entanto, diversos indicios apontam que o PS5 Pro deve ser lançado até o final de 2024. A base de preço estaria em torno de US$ 500 para a versão sem leitor de discos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X