Qual a diferença entre Ray Tracing e Path Tracing?

Qual a diferença entre Ray Tracing e Path Tracing?

Você já se perguntou como os filmes de animação de grandes estúdios conseguem ter cenas tão realistas que quase podemos sentir a textura dos objetos apenas olhando? Ou como os jogos de videogame estão cada vez mais imersivos, com efeitos de luz e sombra que nos transportam para dentro da própria aventura?

A magia por trás dessas experiências visuais tem muito a ver com duas técnicas poderosas: Ray Tracing e Path Tracing. Mas o que são essas tecnologias e como elas diferem uma da outra?

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Neste artigo, vamos explicar as diferenças e peculiaridades que tornam o Ray Tracing e o Path Tracing ferramentas essenciais na criação de jogos e de demais conteúdos audiovisuais. Vamos explorar juntos as diferenças, vantagens e aplicações de cada método e entender como eles estão moldando o futuro do entretenimento visual.

Dando um passo atrás e entendendo a técnica de Rasterização

rasterization · GitHub Topics · GitHub

Antes de falarmos especificamente sobre as diferenças entre Ray Tracing e Path Tracing, precisamos entender o conceito de rasterização.

A rasterização é o método mais usado para criar luz em jogos. Quase todos os jogos que você jogou usam essa técnica. No entanto, a composição de imagens desta técnica se baseia em um único ponto de vista.

Imagine-se jogando um FPS e daí você se depara com uma poça d’água à frente e o sol iluminando. Ao mover seu personagem para olhar a poça sob o sol, verá o reflexo do seu personagem, tal como na vida real quando o sol reflete na água.

How turning off the rasterize button helped make the 'Tetris' retro pixel art scenes possible - befores & afters
A rasterização tornou possível a iluminação desde os primeiros jogos

Na rasterização, são os desenvolvedores do jogo que determinam o reflexo exibido. Seu personagem na poça, ao se mover, pode não mostrar o reflexo do ambiente e da luz solar, pois a rasterização apresenta imagens apenas de um ponto fixo. Na prática, não passa de uma projeção 2D em um ambiente 3D.

A rasterização é rápida e simples, usada desde os primeiros jogos 3D dos anos 90 com gráficos primitivos. Com o tempo, evoluiu graças a melhores placas de vídeo, tornando polígonos quase invisíveis e melhorando texturas e shaders. Contudo, para aumentar o realismo dos jogos, é essencial o uso do Ray Tracing e do Path Tracing para simular o comportamento da luz.

Entendendo o Ray Tracing

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O Ray Tracing, ou Traçado de Raios em português, é uma técnica que combina rasterização com alguns processos exclusivos. Por exemplo, ela usa inteligência artificial e os RT Cores das placas de vídeo para criar luzes e sombras mais realistas em jogos. Com isso, os cenários ficam mais interativos. Vidros, água e superfícies que brilham mostram o que está ao redor de verdade. Antes, essas superfícies só mostravam uma imagem fixa, aquela que tinha sido programada pelo desenvolvedor.

A ideia do Ray Tracing é fazer você sentir como se estivesse olhando pela janela de casa, não para um monitor. Como é feito em tempo real, essa tecnologia precisa de muita força de processamento. Em outras palavras, o Ray Tracing é um método realista de modelar a iluminação em uma cena.

Originalmente concebido no final da década de 1960, só a partir de 2018 foi trazido para os jogos, pois para ser calculado em tempo real exige um grande poder de processamento.

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O Ray Tracing funciona lançando um raio em uma cena através do ponto de vista do jogador. Cada vez que o raio interage com um objeto, o efeito desse objeto no raio é calculado, incluindo sua cor, transparência e orientação. Esse raio continua sendo rastreado enquanto ele se move pela cena até se intersectar com uma fonte de luz. Esse cálculo é feito para cada pixel em uma cena, resultando em uma técnica de iluminação incrivelmente realista, mas também incrivelmente pesada.

O Ray Tracing tem sido usado em CGI de filmes por anos, muitas vezes levando horas ou até dias para renderizar frames individuais. No entanto, à medida que a potência de computação melhorou e com o lançamento das placas gráficas RTX da Nvidia, aceleradores de ray tracing tornaram possível a implementação da técnica em tempo real em jogos. Embora inicialmente restrito a sombras e reflexos nos primeiros lançamentos, ele foi posteriormente estendido para a iluminação global em alguns títulos.

Entendendo o Path Tracing

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O Path Tracing, por sua vez, é um método mais moderno para modelar a iluminação em tempo real em uma cena. Digamos que esta técnica é uma evolução do Ray Tracing. Desenvolvido em meados dos anos 1980, ela adota uma abordagem diferente do Ray Tracing. Lembra que o Ray Tracing rastreia um raio de luz por cada pixel na cena? Então, o Path Tracing envia centenas ou até milhares de raios de uma vez a partir de uma fonte de luz, e então os rastreiam enquanto eles quicam aleatoriamente ao redor de uma cena.

Como você pode imaginar, isso é muito mais complicado de calcular à primeira vista. No entanto, resultado final é uma renderização mais fácil para a GPU, pois em vez de rastrear cada raio de pixel para a fonte, ele rastreia apenas uma amostra desses raios com base no caminho mais provável que a luz seguiria.

É uma combinação de Ray Tracing com a simulação de Monte Carlo. Caso você não conheça, a simulação de Monte Carlo é uma maneira de prever resultados executando muitas simulações aleatórias. Isso ajuda a estimar a probabilidade de diferentes resultados em sistemas complexos. Essa combinação permite que o jogo use um número gerenciável de caminhos para rastrear até uma fonte de luz.

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Isso permite efeitos de iluminação semelhantes aos obtidos pelo Ray Tracing “puro”, mas com menos poder de processamento. O Path Tracing deixa os detalhes do jogo bem melhores. Claro que isso depende do quão bom é o sistema e das configurações que você escolhe. Um tamanho de amostra maior significa mais demanda na GPU que renderiza a cena, mas também entrega mais detalhes. Amostras menores tornam o Path Tracing mais gerenciável, porém com queda na qualidade das imagens.

É importante salientar que os resultados finais do path tracing não são perfeitos. Por isso, eles são combinados com algoritmos de remoção de ruído (denoising) para limpar a imagem resultante. Depois dessa etapa de remoção de ruído é que as imagens ficam realmente impressionantes.

Existem certas cenas e objetos, como objetos reflexivos e refrativos — um copo de água, por exemplo — para os quais o algoritmo de path tracing precisa ser ajustado para evitar perda indevida de informações em amostras menores. É possível que, com esses objetos, o algoritmo simplesmente faça um traçado de raios por força bruta para garantir precisão.

O resultado final, porém, é uma cena que parece tão realista quanto uma feita com Ray Tracing, ou até mais. E isso pode exigir bem menos esforço da GPU, especialmente se os detalhes estiverem configurados no máximo. O Path Tracing também é considerado mais eficaz para cenas bem iluminadas, pois tem mais dados para trabalhar, enquanto o Ray Tracing pode ser mais eficaz na renderização de cenas com muitas sombras, pois conhece o caminho real que os raios de luz seguiriam.

Qual técnica é melhor?

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O Ray Tracing é uma técnica precisa para modelar a iluminação em tempo real, pois segue o caminho natural de como a luz pode se propagar ao redor de uma cena. No entanto, o grande número de cálculos necessários para utilizar o Ray Tracing de forma eficaz é absurdo. Mesmo com todo o hardware moderno e suas GPUs potentes, como a RTX 4090, pode ser difícil lidar com jogos fortemente baseados em Ray Tracing. Por isso, muitos dos jogos que suportam esta técnica na verdade usam o traçado de raios apenas para alguma parte da cena: sombras ou reflexos, geralmente.

Por outro lado, o Path Tracing pode produzir visuais igualmente impactantes, ou até melhores, enquanto demanda menos do hardware de renderização. É o modelo usado em alguns dos jogos “ray traced” mais impressionantes até agora, como Quake II RTX, Portal RTX e a atualização do modo Overdrive para Cyberpunk 2077. Também está sendo modificado em jogos mais antigos, como Half-Life 2, com ótimos resultados.

O Path Tracing oferece uma forma de iluminação dinâmica com melhor aparência e menos intensa, sendo, no geral, possivelmente a melhor solução. No entanto, o Ray Tracing é útil em situações onde há poucas amostras de path tracing, podendo causar erros na imagem. Existem também muitos exemplos modernos de jogos tradicionalmente rasterizados onde a iluminação por Ray Tracing ou Path Tracing adiciona muito pouco à experiência, enquanto derruba completamente as taxas de quadros, como em Hogwarts Legacy.

É provável que até que as placas gráficas se tornem poderosas o suficiente para que o Ray Tracing ou Path Tracing sejam renderizados tão facilmente quanto a rasterização, veremos uma combinação de efeitos de iluminação em jogos futuros, já que cada técnica tem seu lugar.

O que esperar do Ray Tracing e Path Tracing para a próxima geração de games?

 The Future of Gaming: A Thrilling Journey Ahead!

À medida que avançamos para a próxima geração de games, podemos esperar que o Ray Tracing e o Path Tracing continuem a evoluir e a se tornar mais acessíveis. As melhorias no hardware das GPUs permitirão que mais jogos aproveitem essas técnicas sem comprometer o desempenho.

Os desenvolvedores estão sempre buscando maneiras de otimizar seus jogos. Com isso, é provável que vejamos novos algoritmos e métodos para tornar o Ray Tracing e o Path Tracing mais eficientes. Por exemplo, há rumores de que o PS5 Pro terá uma renderização de ray tracing 4 vezes mais rápida que o modelo base. Isso significa cenas ainda mais realistas, com reflexos e sombras que reagem dinamicamente ao ambiente e às mudanças de luz.

Além disso, à medida que mais jogadores adquirem monitores e TVs com altas taxas de atualização, a demanda por gráficos que possam acompanhar essas capacidades também aumenta. O Ray Tracing e o Path Tracing são fundamentais para atender a essa demanda, oferecendo visuais impressionantes sem sacrificar a suavidade do gameplay.

O futuro dos games também pode trazer uma integração mais profunda do Ray Tracing e Path Tracing com outras tecnologias, como a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR). Esses ambientes imersivos se beneficiariam enormemente da iluminação realista proporcionada por essas técnicas, aumentando a sensação de realidade em mundos virtuais.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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