Processador Core i9 de 13ª e 14ª geração estão travando diversos jogos, Intel investiga possíveis causas

Processador Core i9 de 13ª e 14ª geração estão travando diversos jogos, Intel investiga possíveis causas

Nos últimos meses, donos dos mais recentes processadores de desktop da Intel, da 13ª e 14ª geração Core i9, começaram a relatar um aumento significativo e bastante preocupante nos crashes de alguns jogos.

Esses crashes vêm acontecendo em diversos títulos, até mesmo em jogos bem populares, como é o caso do Fortnite, Tekken 8 e The Finals. Por isso, o evento chamou bastante atenção da indústria de jogos e principalmente das empresas desenvolvedoras desses jogos. Confira mais detalhes.

Leia também:

Recorde mundial: overclocker eleva frequência do Core i9-14900KS para 9,1 GHz
Esse mini-PC de bolso tem processador quad-core da Intel e pesa menos de 200 gramas

Epic Games mostra avisa em relação aos crashes do Core i9

Core i9

O aumento do número de crashes e de reclamações fez com que algumas dessas desenvolvedoras tomassem algumas medidas. Foi o caso da Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, que já emitiu um aviso de suporte direcionado aos proprietários dos processadores Intel Core i9 13900K e 14900K. O aviso aconselha esses proprietários a ajustarem as configurações da BIOS em resposta aos frequentes crashes.

A Epic Games recomendou especificamente alterar o comportamento SVID para Intel Fail Safe nas configurações da BIOS das placas-mãe Asus, Gigabyte ou MSI.

As consequências desses crashes variam em termos de gravidade e vão desde erros de “sem memória” até travamentos completos da máquina, afetando a experiência de jogo dos usuários. Coincidentemente ou não, a maioria dos jogos afetados parece ser baseada no Unreal Engine, o que sugere a possibilidade de um problema de estabilidade que a Intel precisa resolver.

Intel está investigando o problema

Em resposta a esses relatos e reclamações crescentes, a Intel anunciou estar investigando ativamente o problema. Um porta-voz da empresa afirmou que:

“A Intel está ciente dos problemas que ocorrem ao executar determinadas tarefas nos processadores de desktop Core de 13ª e 14ª geração e está analisando-os com grandes afiliadas.”

Até agora, os únicos métodos usados para tentar diminuir o problema dos crashes envolvem a redução manual da frequência ou subvoltagem dos processadores Intel. Essas medidas inclusive foram recomendadas tanto pela Epic Games quanto pelos construtores de PC personalizados da Power GPU. Mas, infelizmente, estas soluções são apenas paliativas e não resolvem de fato o problema.

Embora crashes possam não parecer muita coisa, é um evento que pode estragar por completo a experiência de jogos de algumas pessoas.

Embora a Intel tenha confirmado sua investigação, ainda não está claro qual é a causa raiz desses crashes de jogos. O que se espera é que a empresa traga atualizações regulares à medida que a investigação avança e trabalhe rapidamente para resolver esse problema, garantindo uma experiência de jogo estável e satisfatória para os usuários de seus processadores de desktop Core i9 de 13ª e 14ª geração.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X