Vizinhos incomodando com som alto? Use o Raspberry Pi para desativar as caixas de som

Vizinhos incomodando com som alto? Use o Raspberry Pi para desativar as caixas de som

Quem nunca se sentiu incomodado com o volume das músicas de algum vizinho sem noção? Muitas vezes não é nem o volume em si, mas também o tipo de música escolhido que quase sempre não é dos mais agradáveis.

Eu, por exemplo, estou passando exatamente por esse problema ao escrever esta matéria. O meu vizinho está ouvindo música no volume máximo, atrapalhando a minha já parca concentração. Neste final de semana vou tirar um tempinho para dar uma olhada nesse projeto feito por nosso hermano Roni Bandini.

Leia também
O que é e para que serve o Raspberry Pi?

Argentino declara guerra ao “reggaeton”

Reggaeton

O desenvolvedor argentino Roni Bandini criou um dispositivo bloqueador de Bluetooth para minimizar o incômodo causado pelo volume alto da música dos vizinhos. Utilizando um Raspberry Pi, o aparelho é capaz de detectar caixas de som reproduzindo músicas do gênero reggaeton.

Após identificar esses dispositivos, o mini-PC tenta se conectar a eles, o que pode resultar no desligamento do som ou em pausas na música, frustrando o ouvinte a ponto de fazê-lo desligar o aparelho.

A escolha de focar em reggaeton vem da prevalência desse gênero musical entre os vizinhos de Bandini. Em uma publicação no Hackester, onde o projeto Reggaeton Be Gone foi compartilhado, Bandini menciona que seu vizinho tem o hábito de tocar essas músicas em volume alto desde as 9h da manhã. É brincadeira, viu…

O dispositivo em si é bem simples

O dispositivo bloqueador de Bluetooth é movido por um Raspberry Pi 3 B+. Ele está ligado a um painel de display OLED da DFRobot, com resolução de 128 x 32px. A captação de áudio é feita através de um microfone USB, e um botão acionador é responsável por determinar quando o sistema deve realizar uma verificação para detectar a presença de reggaeton.

Conforme Bandini, o Pi opera com o sistema operacional Raspberry Pi OS. O sistema de IA que fundamenta os aspectos de aprendizado de máquina do projeto é o Edge Impulse. Isso permitiu a Bandini treinar o Raspberry Pi para reconhecer músicas e, mais especificamente, identificar se a canção que está tocando pode ser classificada como reggaeton ou não.

Para quem deseja entender melhor como funciona esse projeto de Raspberry Pi e vê-lo em ação, vale a pena conferir a página oficial do projeto no Hackster.

Por enquanto, é apenas um protótipo

Some unreadable notes

Entretanto, Bandini enfatiza que o projeto é um protótipo e recomenda que os interessados consultem as leis locais antes de implementar ou utilizar o Reggaeton Be Gone, considerando que o dispositivo interfere na privacidade alheia — mesmo em casos de perturbação por barulho.

O desafio técnico do projeto envolveu o uso de inteligência artificial para o Raspberry Pi conseguir identificar o gênero reggaeton. Bandini observou que os repositórios e modelos de IA para música, como o GTZAN, não incluem esse gênero específico. Assim, recorreu ao aprendizado de máquina para desenvolver um modelo capaz de identificar o reggaeton.

Como é comum em iniciativas pessoais, o Reggaeton Be Gone possui suas limitações. Não é eficaz com todas as caixas de som Bluetooth e pode requerer que a caixa de som “alvo” esteja posicionada próxima ao Raspberry Pi para funcionar adequadamente. E isso pode ser inviável em algumas situações.

No meu caso, acho que a distância não seria um problema. E ainda digo mais! Se fosse eu, eu programaria o dispositivo para identificar não apenas um gênero específico, mas qualquer música que ultrapasse um certo volume de decibéis.

Fontes: Tom’s Hardware e TechSpot

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X