Painéis de trem na Alemanha ainda rodam Windows 3.11 e MS-DOS

Painéis de trem na Alemanha ainda rodam Windows 3.11 e MS-DOS

Embora o Windows esteja sempre evoluindo, nem todos os usuários (e empresas) parecem querer seguir com essa evolução. As vezes uma mudança é complicada, e é mais fácil continuar com o que já se conhece, principalmente se tá funcionando bem. Mas a recente divulgação de uma vaga de emprego por uma empresa ferroviária alemã gerou surpresa ao revelar a busca por um “Administrador do Windows 3.11”.

O anúncio, apesar de peculiar, destaca uma realidade intrigante nos sistemas ferroviários da Alemanha, onde a tecnologia de três décadas atrás ainda desempenha um papel crucial.

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Além de Windows 3.11, vaga pede experiência em MS-DOS

A vaga em questão, rapidamente compartilhada nas redes sociais, descreve a necessidade de habilidades na administração do Windows for Workgroups, um sistema operacional que remonta a 1992, juntamente com a preferência por experiência em MS-DOS.

Windows 3.11

O candidato selecionado seria encarregado de supervisionar sistemas equipados com processadores de 166MHz e 8MB de RAM. Para quem está ainda sem querer atualizar o Windows 11 porque não é muito chegado a mudanças e prefere manter o 10 até ele não poder ser mais usado, saiba que essa filosofia de que “se não está quebrado, não conserte” pode ser levada com muito mais afinco por algumas instituições, e principalmente quando se trata de sistemas críticos (o que é mais grave).

A empresa responsável pela vaga é reconhecida por fornecer “quadros de exibição ferroviária para quase toda a Alemanha”, conforme destacado por Konkretor, um entusiasta de tecnologia. Esses quadros de exibição, essenciais para operações ferroviárias, dependem de aplicativos baseados em MS-DOS e Windows 3.11.

O anúncio, que surgiu recentemente, parece ter sido removido, mas as informações revelam que o administrador que ocupasse a vaga seria encarregado de manter e atualizar sistemas antigos que desempenham um papel vital no sistema ferroviário.

Especificamente, o software mencionado é responsável pelo “sistema de exibição da cabine do condutor em trens de alta velocidade e regionais [que]mostra ao condutor os dados técnicos mais importantes em tempo real.”

Versões antigas que persistem

A utilização de sistemas operacionais tão antigos para fornecer dados em tempo real pode gerar preocupações sobre a segurança e a eficiência. Porém, vale notar que muitas vezes esses sistemas desempenham apenas funções informativas, não necessariamente críticas para a segurança.

A natureza específica das informações fornecidas pelos quadros de exibição mencionados não foi detalhada, mas é possível que estejam relacionadas a dados técnicos vitais para a operação ferroviária.

O Windows 3.1X, lançado pela Microsoft em 1992, foi notável por ser a primeira versão do sistema operacional com uma interface gráfica de usuário integrada e uma pilha de rede em modo protegido 386. Encerrado o suporte em 2001, é surpreendente encontrar empresas ferroviárias ainda confiando em seu desempenho décadas depois.

Windows 3.11

De acordo com as discussões no fórum Hacker News, o sistema legado mencionado está atualmente em uso nos trens ICE 1 e ICE 2 da Alemanha. Se essa informação for precisa, o software dependente do MS-DOS e Windows 3.11 pode continuar sendo usado até 2030 ou além. Uma curiosidade adicional é a alegação de que um dos sistemas ferroviários em execução com o Win 3.11 possui uma BIOS datada de 1996, apresentando um processador de 166MHz e 8MB de RAM.

Esse exemplo ilustra a persistência surpreendente de tecnologias antigas em ambientes críticos, um fenômeno que não é exclusivo do setor ferroviário. Um exemplo disso é que nessa semana foi reportado que funcionários públicos no Japão ainda usavam disquetes em seus trabalhos. Enquanto isso, entusiastas ainda exploram computadores com base no antigo processador Intel 8088 e se aventuram no overclocking de placas gráficas ISA.

Tudo isso destaca não apenas a resistência de tecnologias antigas, mas também a necessidade de equilibrar a adoção de inovações com a confiabilidade comprovada de sistemas estabelecidos. E o Windows tem um longo histórico nessa jornada.

Fonte: tomshardware

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