Dois anos após o lançamento, Windows 11 detém apenas 23% do mercado

Dois anos após o lançamento, Windows 11 detém apenas 23% do mercado

Nesta quinta-feira (5) fazem exatamente 2 anos que a Microsoft lançou o Windows 11 para o público. Embora a Gigante de Redmond tenha feito esforços significativos para impulsionar esta versão do sistema operacional, ele ainda não ganhou a adesão massiva dos usuários.

De acordo com dados recentes da StatCounter, apenas 23,61% dos usuários de sistemas Microsoft fizeram a transição para a versão mais atual. É um número consideravelmente baixo, levando em consideração que o sistema já está disponível há 24 meses.

Leia também
Usuários do Windows 7 e 8 não podem mais migrar gratuitamente para o Windows 10 ou 11
Windows Update não atualizará mais drivers de impressoras

Windows 10 continua dominando o segmento de sistemas operacionais

O relatório da StatCounter revela que o Windows 10 continua sendo o sistema mais querido pelos usuários. A décima versão do Windows está instalada em nada mais nada menos do que 71,64% dos computadores com o sistema operacional da Microsoft. E olha que a empresa já anunciou que não lançará mais atualizações significativas para esta versão.

E os outros sistemas mais antigos? O Windows 7 ainda está instalado em 3,34% dos PCs, seguido pelo Windows 8.1 com 0,61%, Windows 8 com 0,35% e Windows XP com 0,45%. Esses dados mostram o quanto o Windows 8  e 8.1 floparam entre os usuários. Vale destacar que o levantamento é referente a setembro deste ano.

O relatório indica que a adoção do Windows 11 tem sido lenta e está quase estagnada desde abril. Ao começar a escrever esta notícia eu achei estranho, pois lembrava de uma matéria bem parecida que já tinha sido publicada. Fui pesquisar no site e achei esta matéria de julho, quase com o mesmo título. Ou seja, o crescimento do Windows 11 está mesmo estagnado.

Windows 11 ganhou várias novidades na última atualização

Mesmo enfrentando desafios para ganhar espaço entre o público geral e corporativo, a Microsoft não desistiu de atualizar o Windows 11. Em sua atualização mais recente, a empresa introduziu o assistente de IA Copilot, o suporte nativo para arquivos RAR e novas funcionalidades para o Paint.

A Microsoft também tomou medidas para desvincular o novo sistema de suas versões mais antigas, impossibilitando a ativação do Windows 11 com chaves do Windows 7 e 8. Contudo, os números da StatCounter sugerem que essas ações não foram eficazes para expandir significativamente a base de usuários.

Com o suporte de segurança do Windows 10 garantido até 2025, a Microsoft enfrenta um desafio considerável para persuadir os usuários a mudarem de sistema. No entanto, nem tudo são más notícias: de acordo com a pesquisa de hardware mais recente da Steam, 37% dos jogadores já fizeram a transição para o Windows 11, enquanto 58% permanecem na versão anterior.

Fontes: StatCounter e TechSpot

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X