Windows 11 está presente em apenas 23% dos computadores

Windows 11 está presente em apenas 23% dos computadores

O Windows 11 já está no mercado há mais de um ano, porém mesmo com a Microsoft sempre lançando novas atualizações de forma frequente e apresentando novidades para a experiência do usuário, seu novo sistema operacional segue tendo uma adoção mais lenta.

De acordo com um relatório publicado pela StatCounter em maio, o Windows 10 ainda é o favorito de muitas pessoas, e isso pode continuar por um bom tempo já que essa versão do sistema ainda conta com total suporte para atualizações de segurança, mesmo já tendo chegado a sua versão final.

Leia também:

Monitore seu PC em tempo real com os novos widgets do Windows 11
Fim do WinRAR? Windows 11 ganhará suporte nativo para arquivos RAR

Quase 95% dos computadores usam Windows 10 ou Windows 11

Windows 11

O relatório mostra que o Windows 10 é atualmente a versão do sistema operacional mais usada no mundo, presente em 71,9% dos computadores. Essa liderança segue intacta mesmo com todos os esforços da Microsoft em convencer seus usuários a atualizar os aparelhos para a versão mais recente.

Essa relutância acontece por diversos motivos, seja porque alguns usuários ainda não acreditam que o Windows 11 está totalmente pronto, ou simplesmente porque não gostam de mudança. E principalmente, porque o Windows 11 tem requisitos um pouco mais exigentes e por isso não é compatível com qualquer modelo de computador, principalmente os mais antigos.

Embora ele continue em segundo lugar desde agosto do ano passado, essa foi a primeira vez que teve uma queda no uso. Isso porque em abril ele estava instalado em 23,11% dos aparelhos e em maio essa porcentagem foi para 22,95%. Com isso, vemos que 94,85% dos usuários do Windows usam ou o 10 ou o 11.

As outras versões dividem o restante. O Windows 7 está presente em 3,61% dos aparelhos (tendo uma queda de 0,06% em relação a abril), enquanto o Windows 8.1 tem presença em 0,72% e o Windows 8 em 0,37%.

Windows 10 terá suporte por mais 2 anos

Muitos usuários estão confortáveis usando ainda o Windows 10, até porque a Microsoft já revelou que seu suporte continuará até outubro de 2025. Mas mesmo que ainda falte um bom tempo para isso, ela já começou a se preparar. Com isso, a versão atual, 22H2, foi a última lançada para o Windows 10 oficialmente.

Mas mesmo que não existam mais atualizações de recursos novos, ele ainda continuará recebendo atualizações de segurança, o que já é suficiente para que muitas pessoas prefiram continuar com ele por algum tempo.

Vale lembrar ainda que a Microsoft estará atualizando todos os usuários do Windows 10 para a última versão 22H2 ainda este mês, já que as versões anteriores estão mais perto do fim do suporte, que acontece a partir do dia 13 de junho de 2023.

Fonte: StatCounter

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X