Monitore seu PC em tempo real com os novos widgets do Windows 11

Monitore seu PC em tempo real com os novos widgets do Windows 11

A Microsoft está trazendo uma nova funcionalidade para o Windows 11. Ela permitirá aos usuários monitorar o desempenho de seus computadores em tempo real.

A Gigante de Redmond anunciou a adição de novos widgets ao sistema operacional que fornecerão informações sobre a utilização da CPU, uso de memória, temperatura e uso da GPU, além da velocidade do Wi-Fi e Ethernet.

Leia também
Fim do WinRAR? Windows 11 ganhará suporte nativo para arquivos RAR
Microsoft anuncia novo assistente virtual para o Windows 11 com ChatGPT-4

Novos widgets estão disponíveis no Dev Home

Windows 11 Widgets
Novos widgets para monitorar recursos do computador em tempo real

Esses novos widgets são parte do Dev Home, um aplicativo voltado para desenvolvedores que facilita a instalação de pacotes e o gerenciamento de projetos. Embora essas informações já pudessem ser acessadas através do Gerenciador de Tarefas, do Monitor de Recursos ou da Game Bar, a adição desses widgets à lateral da tela proporcionará um acesso mais rápido e conveniente a esses dados.

No entanto, vale ressaltar que esses widgets ainda estão em fase preview e podem apresentar alguns bugs. Além disso, a Microsoft planeja permitir que os usuários desativem a seção de notícias dos widgets até o final do ano. Esta é uma mudança que será bem-vinda para muitos usuários que se sentem incomodados com essa funcionalidade atualmente imutável.

O Dev Home, que também está em fase preview, traz uma gama de funcionalidades úteis aos desenvolvedores. Por exemplo, a ferramenta permite que eles se conectem a repositórios do GitHub, instalem ferramentas e pacotes, além de outros recursos para facilitar o trabalho.

Dev Home
Interface da tela inicial do Dev Home

O aplicativo utiliza o Gerenciador de Pacotes do Windows (winget) e permite que os desenvolvedores gerem um arquivo de configurações para instalar apps, ferramentas e pacotes necessários.

Dev Drive é mais uma ferramenta pensada para os desenvolvedores

Além disso, a Microsoft também anunciou o Dev Drive. Trata-se de um volume de armazenamento personalizado para desenvolvedores que usam o Resilient File System (ReFS).

Segundo a Microsoft, esses novos volumes de armazenamento VHD baseados em ReFS permitem uma melhoria de até 30% nos tempos de construção, além de oferecer uma segurança robusta graças ao novo modo de desempenho do Microsoft Defender.

O Dev Home e os novos widgets estão disponíveis para todos os usuários do Windows 11, não apenas para os participantes do programa Insider. Para experimentar essas novas funcionalidades, os usuários podem baixar o aplicativo Dev Home Preview na Microsoft Store através deste link.

Essas novas adições ao Windows 11 tornam o sistema operacional mais amigável para os desenvolvedores e mais útil para os usuários que desejam monitorar o desempenho de seus computadores em tempo real. Com essas mudanças, a Microsoft sinaliza que está atenta ao feedback dos usuários e disposta a melhorar a experiência de uso do SO fornecendo as ferramentas necessárias para os desenvolvedores trabalharem.

Fontes: Neowin e The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X