Usuários do Windows 7 e 8 não podem mais migrar gratuitamente para o Windows 10 ou 11

Usuários do Windows 7 e 8 não podem mais migrar gratuitamente para o Windows 10 ou 11

A Microsoft encerrou recentemente a possibilidade de ativar o Windows 10 ou 11 usando uma chave de licença do Windows 7 ou 8. Esse é o verdadeiro acabou a mamata!

Inicialmente programada para durar apenas um ano desde seu anúncio em 10 de julho de 2015, essa cortesia da Microsoft se estendeu por mais de oito anos! É, meus amigos, tudo tem um fim. Quem aproveitou, aproveitou. Quem não aproveitou, também não aproveita mais.

Leia também
Paint ganhará função para remover fundo de imagens no Windows 11
Windows 11: Bloco de Notas e Ferramenta de Captura ganharão funções bem interessantes

Muitos dispositivos não têm suporte para o Windows 11

A atualização gratuita para o Windows 10 foi introduzida junto com o lançamento dessa edição do sistema operacional. Para muitos usuários, essa oferta não foi apenas um gesto de boa vontade, mas também uma forma de compensação pelos problemas enfrentados com o Windows 8. Poucas versões do Windows foram tão problemáticas quanto a 8 (talvez o Vista tenha sido pior).

O encerramento da atualização gratuita do Windows 7 ou 8 para as versões 10 ou 11 não visa apenas compelir os usuários a comprar as novas edições do sistema. De fato, muitos notebooks e computadores que rodam com Windows 7 e 8 provavelmente não têm a capacidade de executar o Windows 11 de forma eficiente. Muitos nem possuem o tal chip TPM 2.0 necessário para o Windows 11.

Por exemplo, até pouco tempo atrás o meu PC não tinha compatibilidade com o Windows 11. De fato, até pra rodar o Windows 10 ele já estava meio que capengando. O Windows 11 eu só via por prints de tela e vídeos da Microsoft ou de usuários no YouTube. Precisei fazer um belo upgrade no meu PC para que só agora ele conseguisse rodar o Windows 11 confortavelmente.

Além disso, pelo menos nos notebooks, a chave de licença é atrelada ao hardware, impossibilitando sua transferência para outro computador.

Ainda é possível atualizar do 10 para o 11

De acordo com o site DeskModder, que divulgou a notícia, ainda é possível atualizar da versão estável do Windows 7 para o Windows 11 22H2. Contudo, no canal Canary das edições de teste do Windows, essa opção já foi desativada.

Essas mudanças afetam apenas novas atualizações, é claro. Se uma chave já tiver sido usada para ativar o Windows 10 ou 11, ela permanecerá ativada.

Além disso, a Microsoft ainda não removeu a atualização gratuita do Windows 10 para o 11, então é prudente aproveitar essa oportunidade antes que a empresa decida fazer alterações, o que pode ocorrer a qualquer momento ou até mesmo daqui a alguns anos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X