Windows Update não atualizará mais drivers de impressoras

Windows Update não atualizará mais drivers de impressoras

A Microsoft planeja interromper o fornecimento de drivers de impressoras de terceiros via Windows Update. Inicialmente, essa notícia pode parecer ruim, mas conforme você verá nos próximos parágrafos, ela tem tudo para resolver de uma vez por todas os irritantes e insistentes problemas entre o Windows e as impressoras das mais diversas marcas.

Leia também
O que é driver? 5 pontos importantes para entender esse software fundamental
Quais são as diferenças entre impressora de cartucho e tanque de tinta?

Como acontecerá o fim do suporte aos drivers de terceiros

A Gigante de Redmond focará no suporte nativo para dispositivos de impressão que se alinham com o Mopria. Trata-se de um padrão que facilita a compatibilidade entre várias marcas e modelos. Ele foi criado pelas empresas Canon, HP, Samsung e Xerox. Esse tipo de suporte será oferecido através do driver de classe IPP original, que foi lançado inicialmente no Windows 10 21H2.

Mopria

Para os desenvolvedores, isso indica uma transição das configurações personalizadas da impressora do ambiente Win32 convencional para a arquitetura UWP da Microsoft. O objetivo é facilitar uma experiência “plug and play”, onde conectar o dispositivo é tudo o que é necessário para começar a usá-lo.

A Microsoft planeja cessar gradualmente a instalação de drivers de terceiros via Windows Update a partir de 2025. No entanto, vale ressaltar que essa decisão não proíbe os fabricantes de continuar disponibilizando seus próprios drivers. A única diferença é que eles não serão mais distribuídos através do Windows Update. Confira abaixo o cronograma divulgado pela Microsoft:

  • 2025: As fabricantes estão proibidas de adicionar novos drivers de impressora ao Windows Update, embora ainda possam realizar ajustes e atualizações nos drivers já existentes;
  • 2026: Modificação do critério de priorização dos drivers de impressora, de modo que o sistema operacional Windows dê preferência ao driver de classe IPP integrado;
  • 2027: Não será mais possível obter atualizações para drivers de impressora de terceiros, com exceção de correções voltadas para a segurança. Contudo, os drivers de terceiros já instalados continuarão acessíveis.

Fabricantes continuarão oferecendo seus drivers, mas de maneira independente

Ao adicionar uma nova impressora ao seu sistema ou rede, os usuários poderão contar com as funcionalidades básicas de impressão oferecidas pelo Microsoft IPP Class Driver. Simultaneamente, os fabricantes ainda poderão disponibilizar drivers adicionais com mais recursos em suas respectivas páginas de suporte.

Caso a sua impressora tenha algumas funcionalidades adicionais, como impressão remoto ou modo silencioso, estas ainda poderão ser utilizadas através da instalação manual de drivers de terceiros.

Porém, saiba que a meta da Microsoft é que até 2027 esses drivers sejam completamente removidos do Windows Update, exceto por atualizações de segurança. A empresa garante que continuará a solucionar problemas com drivers antigos (legacy), mesmo após o fim do período de suporte, desde que a versão do Windows esteja dentro do ciclo de vida de suporte.

Além disso, a empresa não planeja desabilitar funcionalidades específicas de impressoras que utilizam a plataforma de driver legada, e dispositivos multifuncionais continuarão operando em IPP.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X