Steam não dará mais suporte para o Windows 7 e 8.1

Steam não dará mais suporte para o Windows 7 e 8.1

A Valve anunciou oficialmente o fim do suporte da Steam para os sistemas operacionais Windows 7, 8 e 8.1. A partir desta terça-feira (2), os usuários destes sistemas operacionais não poderão desfrutar de seus jogos com a mesma segurança de outrora. Nos parágrafos seguintes explico com mais detalhes o que muda, de fato.

Leia também
Esses foram os jogos mais vendidos na Steam em 2023
20 anos de Steam: confira os jogos mais populares na plataforma em cada ano

Poucos usuários serão afetados

Como você deve imaginar, já não tem muita gente usando o Windows 7 e o Windows 8.1. O primeiro foi lançado em 2009, portanto, tem mais de 10 anos de existência. O Windows 8.1 foi lançado em 2013, portanto, tem exatamente 10 anos. De lá pra cá muita gente já migrou para o Windows 10 e Windows 11.

Embora a Valve não tenha fornecido dados específicos sobre o número de usuários que serão impactados por essa decisão, os dados mais recentes mostram que apenas 0,71% da base de usuários está no Windows 7 64-bit. O Windows 8.1 tem ainda menos usuários, apenas 0,16% de toda a base da Steam. De qualquer forma, segundo dados da SteamDB, isso dá mais ou menos 210 mil players impactados.

Isso é evidenciado pelo fato de que tanto o Windows 7 quanto o Windows 8.1 já estão desatualizados, com o Windows 7 tendo sido descontinuado em 2020 e o suporte ao Windows 8 sendo encerrado agora no dia 10 de janeiro de 2024. Assim, é razoável supor que apenas uma pequena fração dos usuários da Steam ainda utiliza esses sistemas operacionais. Mesmo assim, alguns usuários ficaram bem irritados:

Steam vai deixar de funcionar nestes sistemas?

Com o fim do suporte oficial, a plataforma Steam não receberá mais atualizações ou patches de segurança para o Windows 7, 8 e 8.1. Inicialmente, os usuários desses sistemas ainda poderão jogar seus games na Steam, mas o suporte técnico, inclusive para questões como reembolso e pagamentos, será limitado.

A falta de atualizações de segurança torna o uso da Steam nesses sistemas operacionais uma preocupação, pois expõe os usuários a riscos de segurança. Sistemas desatualizados apresentam vulnerabilidades que podem ser exploradas por malwares, comprometendo a segurança das contas dos usuários na Steam.

A Valve diz que o programa continuará a funcionar, mesmo sem as atualizações. Mas ele pode parar de responder a qualquer momento. E, se isso acontecer, é tchau e benção!

Fim do suporte não é culpa da Valve, mas do Google Chrome

Steam muda recomendação de preços e jogos podem ficar mais caros no Brasil – Tecnoblog

É isso aí mesmo… O fim do suporte da Steam para os sistemas Windows 7 e 8 nada mais é do que uma consequência da recente atualização do Google Chrome. A Steam explicou que vários elementos de seu cliente são integrados ao Chrome. Portanto, com o Google interrompendo o suporte a esses sistemas, a Steam se viu obrigada a seguir o mesmo caminho.

A decisão da Valve em encerrar o suporte para esses sistemas operacionais também está alinhada com as políticas de atualização de software da indústria. A própria Microsoft já havia interrompido o suporte ao Windows 8, e o suporte ao Windows 7 havia sido encerrado anteriormente. Essa sincronia com as políticas da Microsoft sugere um esforço da Valve em manter a segurança e a integridade de sua plataforma, garantindo uma experiência de usuário segura e atualizada.

Para os usuários afetados por essa mudança, a Valve recomenda a migração para sistemas operacionais mais recentes ou para o Linux, que possui suporte oficial da Steam, incluindo atualizações de segurança e uma variedade de distribuições leves. Para os jogadores, uma opção é o SteamOS, uma distribuição de Linux desenvolvida pela própria Valve e focada em jogos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X