M-KOPA X1 é o primeiro celular da HMD sem a marca Nokia

M-KOPA X1 é o primeiro celular da HMD sem a marca Nokia

A HMD Global, empresa responsável pela produção e distribuição dos smartphones da marca Nokia nos últimos anos, acaba de apresentar o primeiro modelo de sua nova fase, o M-KOPA X1, surpreendendo a muitos que não esperavam um lançamento tão rápido.

O novo smartphone, que também carrega o nome da empresa queniana M-KOPA, chega como uma versão renomeada do Nokia C32, lançado em fevereiro deste ano. Vamos explorar as características deste dispositivo e o que ele representa para a estratégia da HMD Global.

Leia também:

HMD Global, dona da Nokia, anuncia marca própria de smartphones
HMD Global, dona da Nokia, aposta em celulares simples para conquistar jovens “cansados de telas”

M-KOPA X1 é um smartphone simples e acessível

M-KOPA X1

O M-KOPA X1 mantém grande parte das especificações do Nokia C32, o que faz com que ele também seja um modelo de smartphone mais básico que visa um preço mais acessível e voltado para atividades mais simples.

Com 4 GB de RAM e 3 GB de memória virtual, o dispositivo oferece desempenho satisfatório para tarefas cotidianas, embora não seja ideal para operações mais intensivas com vários aplicativos simultâneos.

Ele oferece uma tela de 6,5 polegadas com bordas relativamente grossas, enquanto a traseira exibe um painel de vidro brilhante, destacando claramente a marca HMD. Essa é a principal mudança visual em relação ao Nokia C32, já que esse tem o nome da Nokia estampado na parte de trás e não da HMD dessa forma.

M-KOPA X1

O conjunto de câmeras do M-KOPA X1 inclui um sensor principal robusto de 50 MP e uma câmera frontal de 8 MP.

Com uma bateria de 5.000 mAh, o dispositivo promete uma autonomia que deve durar pelo menos um dia de uso contínuo, proporcionando confiabilidade no cotidiano.

Um detalhe a se destacar é que o sistema operacional do M-KOPA X1 é o Android 13, e não o Android 14 que já está disponível de forma bem ampla para muitos aparelhos, inclusive mais básicos, sendo um ponto negativo nesse sentido.

O dispositivo oferece opções de desbloqueio por sensor biométrico de impressões digitais ou reconhecimento facial, aumentando a segurança e a conveniência para os usuários.

Especificações adicionais e características extraoficiais

Essas especificações citadas acima são as oficiais que aparecem no site da M-KOPA. Porém, por se tratar de uma versão renomeada do Nokia C32, espera-se que ele também traga algumas outras especificações e recursos que já são vistos no modelo lançado anteriormente.

Uma delas é a presença do processador Unisoc 9863A1 octa-core, já que o modelo de processador não foi revelado no site oficial.

Além disso, dá para esperar que o novo M-KOPA X1 tenha uma tela IPS LCD com resolução HD+ de 720 x 1.600 polegadas, armazenamento interno de até 64 GB (expansível por cartão micro SD), câmera macro de 2 MP na parte traseira, suporte para recarga de 10 W, resistência IP52 contra água e poeira, além de compatibilidade com 4G LTE, Bluetooth 5.2 e GPS.

A presença de uma entrada de 3,5 mm para fones de ouvido também destaca a atenção aos detalhes.

Preço e disponibilidade

As informações sobre o preço e a disponibilidade do M-KOPA X1 ainda não foram reveladas, mas há expectativas de que as vendas comecem em breve em países africanos, com uma possível expansão para outros locais gradualmente.

Especificações oficiais do M-KOPA X1

  • Tela: 6,5 polegadas
  • Memória RAM: 4 GB + 3 GB de memória virtual
  • Câmera traseira: 50 MP
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Extras: sensor de digitais na lateral, reconhecimento facial, traseira com construção em vidro
  • Sistema operacional: Android 13

Fonte: M-KOPA

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X