HMD Global, dona da Nokia, aposta em celulares simples para conquistar jovens “cansados de telas”

HMD Global, dona da Nokia, aposta em celulares simples para conquistar jovens “cansados de telas”

A HMD Global, detentora da marca Nokia, está apostando em uma estratégia no mínimo inusitada para atrair a geração Millenial e a geração Z. A empresa está relançando o Nokia 2660, um celular simples, também conhecido como “dumbphone”, com o objetivo de atender a um público jovem que busca limitar o tempo de tela.

Leia também
Criminosos usam celular antigo da Nokia e caixa da JBL para roubar carros
Nokia 105 4G 2023 traz nostalgia, preço baixo e jogo da cobrinha

Nokia 2660 foi desenvolvido com público idoso em mente

A HMD Global tenta, com essa estratégia, capitalizar na crescente tendência de “desintoxicação digital”. Grupos de jovens estão buscando maneiras de se desconectar de seus smartphones e reconectar-se com seus amigos e familiares de outras formas. A empresa relançou o Nokia 2660 em duas novas cores vibrantes, Pop Pink e Lush Green, a fim de atrair esse público.

Nokia 2660

O Nokia 2660, originalmente lançado em 2007, foi inicialmente pensado para um público mais velho. Dentre os principais recursos do aparelho, conforme destacado pela empresa na época do lançamento, estão a “tela grande”, “compatibilidade com aparelhos auditivos” e “recursos de acessibilidade”.

No entanto, a Nokia agora está mudando seu discurso, promovendo o dispositivo como uma maneira de os jovens limitarem seu tempo de tela e se reconectarem com o mundo ao seu redor.

Nokia acredita que jovens estão “se cansando” dos smartphones

O novo Nokia 2660 mantém um design de concha e apresenta uma câmera traseira para fotos no estilo lo-fi dos anos 2000. Há também uma bateria que dura semanas e, claro, o clássico jogo Snake.

A empresa acredita que o aparelho oferece uma alternativa atraente para aqueles que desejam fazer uma pausa das constantes notificações digitais, posts de mídia social e a infinita distração dos celulares modernos.

A HMD Global informou que sua participação no mercado de telefones flip dobrou de 2021 para 2022 e espera um crescimento ainda maior em 2023. A empresa também citou que vídeos no TikTok com a hashtag #bringbackflipphones acumularam 49 milhões de visualizações, sugerindo um interesse renovado nesses dispositivos.

Vai dar certo?

No entanto, a questão permanece: será que a estratégia da HMD Global de relançar um telefone simples para um público jovem será bem-sucedida? Embora exista uma crescente fadiga dos smartphones, alguns especialistas argumentam que simplesmente repaginar o discurso não será suficiente para fazer desses aparelhos a solução para a “ressaca” de iPhones e Galaxies.

Ainda assim, a HMD Global está apostando que a tendência de desintoxicação digital continuará a crescer, e que os consumidores estarão dispostos a trocar as comodidades de um smartphone moderno pela simplicidade de um “dumbphone”. Só o tempo dirá se essa aposta dará certo.

Fonte: HMD Global

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X