Huawei patenteia câmera que pode ver até bactérias

Huawei patenteia câmera que pode ver até bactérias

Cada vez mais as fabricantes de smartphones estão investindo em tecnologias para aumentar a qualidade e a resolução das câmeras. Empresas como Samsung, Xiaomi e Realme já lançaram celulares com câmeras de 200 MP. E a Xiaomi está se preparando para lançar um smartphone com câmera de 432 MP!

No entanto, nenhuma dessas câmeras se aproxima da que a Huawei patenteou. Durante o surto global de COVID-19, a Huawei registrou uma patente para uma lente excepcionalmente poderosa que pode aumentar a resolução de uma imagem capturada em até 400 vezes.

Leia também
5 opções de câmeras mirrorless vendidas no Brasil para você conhecer
O que é uma câmera mirrorless?

Este recurso, denominado “modo microscópico”, possibilitaria a visualização de micro-organismos em várias superfícies diretamente através da câmera do smartphone, representando um avanço significativo em comparação com o modo macro convencional.

huawei micro mode

O documento enviado ao escritório de direitos intelectuais descreve a inovação como uma “tecnologia de microscopia para dispositivos móveis“, integrada diretamente no software da câmera. Um gráfico anexado à solicitação exibe um aplicativo na tela inicial intitulado “modo micro” e, subsequentemente, as imagens captadas por ele.

Este recurso inovador tem como objetivo principal a vigilância de micro-organismos presentes em superfícies e alimentos. Em um dos exemplos visuais, a Huawei apresenta uma fotografia de uma maçã segurada por uma mão humana, seguida por uma análise detalhada dos micro-organismos detectados no fruto, além de fornecer conselhos práticos para a desinfecção do item.

Huawei micro mode camera

A documentação da patente revela que a funcionalidade é alimentada por um algoritmo sofisticado que contém configurações predefinidas relacionadas a práticas de higiene. Isso engloba desde a segurança no manuseio de alimentos até a limpeza de utensílios domésticos, avaliações de higiene pessoal, desinfecção de superfícies de trabalho, exame de brinquedos para crianças e monitoramento da limpeza de animais domésticos.

É importante notar que nem todas as inovações patenteadas chegam efetivamente ao mercado. Portanto, existe a possibilidade de que essa funcionalidade de microscopia avançada nunca seja realmente incorporada aos aparelhos móveis da marca. Pelo menos não em um futuro próximo. Mas que seria legal de ver, seria.

Fonte: Huawei Central

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X