Essa placa de expansão da ASUS permite a instalação de até 4 SSDs PCIe Gen5

Essa placa de expansão da ASUS permite a instalação de até 4 SSDs PCIe Gen5

Além da instalação diretamente na placa-mãe, SSDs M.2 também podem ser conectados em placas de expansão que utilizam a interface PCI-Express x16, a mesma usada para a conexão de placas de vídeo.

A taiwanesa ASUS apresentou uma solução que visa atender este segmento. Nomeada Hyper M.2 PCIe Gen5, a placa permite a instalação de até 4 SSDs M.2 PCIe Gen 5. No mercado há algumas soluções que podem ir bem além desse número, como a Apex Storage x16, que suporta até 16 SSDs M.2.

Segundo a ASUS, esta placa de expansão pode suportar até 512 Gbps (64 GB/s) de largura de banda quando configurado em RAID 0. No entanto, atingir esse patamar ainda não é possível, já que no mercado ainda não estão disponíveis SSDs que alcancem velocidade de leitura de até 16 GB/s.

No momento, será possível um arranjo que garante uma largura de banda máxima de até 48 GB/s, considerando o uso de 4 SSDs Gen5 de 12.000 MB/s. Modelos que visam 14 GB/s já estão em desenvolvimento.

Além do espaço para os 4x SSDs M2 (que podem ser do formato 2242, 2260, 2280 e 22110), a placa também traz um fan no estilo blower na lateral. Auxiliando o resfriamento, a ASUS também implementou uma parte superior em alumínio que atua como um dissipador. Os SSDs também liberam parte do calor residual por meio de thermal pads localizados na parte traseira da placa.

Você também deve ler!

Atenção: Marketplaces vendem SSD M.2 NVMe que são, na verdade, cartão MicroSD com controlador USB 2.0

Essa RTX 4060 Ti conta com um slot para SSD M.2

Para funcionar, a placa, que é conectada ao PCIe x16, requer um conector de alimentação de 6 pinos. Os usuários poderão optar por usar os SSDs conectados de maneira individual ou unidos, em RAID 0, gerenciado pela controladora da placa-mãe do PC.

Também é necessário um processador que consiga fornecer pistas PCIe suficientes para operar um arranjo como esse sem que haja uma redução na largura de banda total, considerando uma configuração que também acomodará uma placa de vídeo.

No presente, apenas os processadores Intel Xeon W-3400 e W-2400 da família Intel Sapphire Rapids fornecem pistas PCIe 5.0 suficientes.

Os futuros processadores AMD Ryzen Threadripper Pro 7000 também devem dar conta.

Preço e disponibilidade

A ASUS Hyper M.2 PCIe Gen5 chegará ao mercado por US$ 79 (R$ 400, em conversão direta).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X