Vergonha: PCB de algumas placas de vídeo da Gigabyte estão rachando

Vergonha: PCB de algumas placas de vídeo da Gigabyte estão rachando

O youtuber Louis Rossmann recebeu diversos e-mails de pessoas relatando problemas com placas de vídeo da taiwanesa Gigabyte. O youtuber, técnico em reparos, exibiu alguns casos de VGAs da série RTX 30/40 que apresentaram rachaduras no PCB (placa de circuito impresso), próximo à região do conector PCIe 16x, que faz conexão direta com o slot na placa-mãe.

A falha impede o funcionamento da placa, já que a VGA não recebe corretamente a energia, gerando uma carência de voltagem em diversos pontos do PCB. Outro youtuber relevante nesse universo do hardware, jayz2cents, aplicou com o dedo uma pressão sobre a área do PCIe de uma  RTX 4090 da Gigabyte e uma RTX 4080 TUF Gaming da ASUS.

Claramente a placa de circuito impresso da Gigabyte aparenta ser mais flexível, com menos rigidez. O youtuber chega a frisar que o PCB da placa da ASUS é significativamente mais forte, mais reforçado.

O design prático do PCB, aliado ao peso integral das placas atuais, e também a falhas de manuseio e instalação das placas, principalmente quando falamos num processo de montagem em larga escala (a maioria das placas danificadas eram vendidas em máquinas pré-montadas), podem ocasionar esse que é mais um problema significativo no mercado de VGAs, ao lado dos relatos de falhas com conectores de energia, que também permearam a internet em meses anteriores. 

Essa não é a primeira vez que casos de falhas relacionadas ao PCB surgem. Esse usuário relatou em 2020 no Reddit que a Gigabyte negou o RMA para uma RX 5700, que também contava com um dano físico próximo ao conector PCIe. A companhia também está dificultando a vida de seus clientes nos casos de momento, envolvendo placas da série RTX 30, já que esse tipo de dano não é coberto pela garantia.

Os clientes afetados que enviam a paca para a Gigabyte recebem a VGA de volta, sem o reparo, e com um adesivo com uma seta vermelha apontando para a rachadura. A empresa também estaria supostamente cobrando dos clientes o frete para a devolução da placa.

 

Rossamann mostrou que muitos dessas placas da Gigabyte com essa falha estão atualmente listados no eBay. Como a empresa se recusa a reparar o PCB, muitas pessoas estão tentando passar essas placas pra frente. O técnico em reparo também pontuou que é possível realizar o reparo no PCB das placas danificadas, mas o processo é complexo, e, evidentemente, muitos consumidores não querem e nem mesmo deveriam ter que realizar esse processo. O tutorial completo do reparo pode ser encontrado aqui.

Mas, afinal de contas, o que pode ter ocasionado o problema? Rossaman acredita que a Gigabyte, para aprimorar a integridade do sinal, recorreu a mais ground plane, a fim de melhorar as características elétricas do circuito.

No entanto, o cobre não tem a mesma durabilidade da fibra de vidro, utilizada para as camadas do PCB, e como as placas são cada vez mais pesadas, levando em toda todo o conjunto de modificações no sistema de resfriamento e design, pode contribuir para essa quebra da placa, quando mal apoiada.

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X