Demissões por causa de IA aumentam 20% nos EUA em maio

Demissões por causa de IA aumentam 20% nos EUA em maio

No último mês de maio, os Estados Unidos registraram um aumento de 20% nas demissões relacionadas à inteligência artificial (IA). Este é um sinal preocupante do avanço acelerado da automação no mercado de trabalho.

Segundo dados da empresa de recolocação profissional Challenger, Gray & Christmas, cerca de 4.000 postos de trabalho foram eliminados devido à IA. Isso representa aproximadamente 5% do total de cortes de empregos no país.

Leia também
Elon Musk diz que China será o primeiro país a regulamentar o desenvolvimento da Inteligência Artificial
Microsoft também pede criação de agência reguladora para inteligência artificial

Preocupações com desemprego em massa

A adoção de tecnologias avançadas de IA por empresas tem sido apontada como a principal causa dessas demissões. Os empregadores estão visando automatizar uma variedade de tarefas, desde trabalho criativo, como redação (que meu chefe não leia essa matéria), até trabalho administrativo e de escritório.

A indústria de IA, que se espera que cresça para mais de 1 trilhão de dólares, tem sido alimentada por avanços tecnológicos significativos. O mais proeminente é o ChatGPT da OpenAI, que foi lançado em novembro de 2022.

No entanto, essa tendência tem levantado preocupações significativas sobre o impacto social da automação. A OpenAI, organização responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, tem pedido a regulamentação internacional de inteligências artificiais “superinteligentes”.

Os fundadores da empresa argumentam que é necessário um órgão regulador no nível da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para proteger a humanidade do risco de criar acidentalmente uma tecnologia com o poder de “destruí-la”.

Como equilibrar essa delicada balança?

A preocupação não é infundada. Com as IAs assumindo o trabalho de milhares de pessoas, a população desempregada pode entrar em situação de pobreza. O que leva a riscos sociais, existenciais e de segurança para nações não preparadas para lidar com o avanço da tecnologia.

Além disso, CEOs da OpenAI e Google DeepMind, Sam Altman e Demis Hassabis, respectivamente, alertaram para o potencial “risco de extinção” que a IA pode representar para a humanidade.

A IA tem o potencial de trazer benefícios significativos para a sociedade, mas também apresenta riscos que precisam ser gerenciados. À medida que continuamos a desenvolver e implementar essa tecnologia, é crucial que continuemos a discutir e abordar esses riscos de maneira responsável.

Como a sociedade pode equilibrar os benefícios da IA com as potenciais perdas de emprego? E como podemos garantir que aqueles que perdem seus empregos para a IA tenham as habilidades e oportunidades necessárias para encontrar novos empregos em uma economia cada vez mais digital? Essas são questões que precisarão ser abordadas à medida que avançamos no desenvolvimento de ferramentas movidas à inteligência artificial.

Fonte: CBS News

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X